Vão vim ou vão vir?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

A palavra “vim” se refere à primeira pessoa do singular, do pretérito perfeito do indicativo, do verbo “vir”. Portanto, está relacionada ao pronome pessoal “eu” e indica uma ação ocorrida no passado: Quando vim do interior, esperava ser feliz nesta grande cidade de Belo Horizonte.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

A forma correta de escrita da palavra é vão. A palavra vam está errada. Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes.

adjetivo Sem conteúdo; espaço vazio; vazio, oco.

Conjugações verbais: verbo Vir
Pretérito mais-que-perfeito: viera, vieras, viera, viéramos, vieram. Futuro do Presente: virei, virás, virá, viremos, vireis, virão. Futuro do Pretérito: viria, virias, viria, viríamos, viríeis, viriam.

No futuro do subjuntivo, vir é uma forma conjugada do verbo ver: Quando eu vir sua tia, eu dou o recado.

O verbo ver é precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em “ir” na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem. Não pare agora...

O verbo VIR tem formas diferentes na 1ª pessoa do plural no presente e no passado. PRESENTE: venho, vens, vem, vimos, vêm. PRETÉRITO PERFEITO: vim, vieste, veio, viemos, vieram.

Significado de Vim
Vim vem do verbo vir. O mesmo que: entendi, voltei, tornei, regressei, acudi, emanei, derivei, surgi, compareci.

Significado de Vir
Regressar ou retornar ao (seu) lugar de origem: o diretor escreverá a autorização quando vier à escola; a empregada não vem. Estar presente em; comparecer: o professor solicitou que os alunos viessem às aulas; o diretor pediu para que os alunos viessem.

As duas expressões estão corretas. Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

Vir é, também, infinitivo do verbo vir: – Disse-me para eu vir aqui ter com ele. Vier, por sua vez, é o futuro do conjuntivo do verbo vir: – Se eu vier a tempo, ainda te ligo.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.