Vão ter dias ou vai ter dias?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

O pronome LHE substitui objetos indiretos. Para os objetos diretos devemos usar os pronomes: o, a, os, as. A frase certa é: “VAI FAZER dez anos que não O vejo (ou que não A vejo)”.

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular. Neste caso, como se usa com um auxiliar (ir), é o verbo auxiliar que tem de ser colocado no singular, concordando assim com o verbo principal (haver).

Vão indica (principalmente) a 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo. Eles vão agora. Elas já vão.

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

Espaço vazio ou abertura: 6 abertura, espaço, intervalo, janela, lacuna, rasgo, vácuo.

vão

MasculinoFeminino
Singularvão
Pluralvãosvãs

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.

Sim! Todos os dias, usamos “tem isso”, “há aquilo”, “tem mesmo?” Qual é, então, a diferença entre os citados verbos? Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.

Em tempos compostos e locuções verbais formados por verbos impessoais, o verbo auxiliar deve também ser mantido na forma impessoal (terceira pessoa do singular). Assim: Vai fazer cinco anos que a família se mudou, Deve fazer alguns meses que eles não se falam.

Não há problemas gramaticais com “vou à” e “vou para”, mesmo porque o verbo “ir” pode ser regido tanto pela preposição “a” quanto pela preposição “para”.

A flexão desse verbo no presente do indicativo se fixou também como registro aceito como padrão, tanto que são mais comuns as formas eu vou, ele/você vai, nós vamos e eles/vocês vão.

Ou seja, é escrito terminando em “ão“. Vão como forma verbal do verbo ir é a terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo; a terceira pessoa do plural do imperativo do verbo; a terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo. Elas vão ganhar o mesmo que eles para jogar à bola!

vãos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

adjetivo Sem conteúdo; espaço vazio; vazio, oco. Desprovido de fundamento; que se opõe à realidade: sonho vão.