Vão dar ou darão?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Darão vem do verbo dar. O mesmo que: oferecerão, trocarão, transferirão, venderão, pagarão, recompensarão, gerarão, promoverão, comunicarão.

Significado de Irão
substantivo deverbal Ação futura de ir; ato de se locomover, de se mover de um lugar para outro: eles irão de carro. Ação de sair, de ir embora: eles irão viajar amanhã!

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

Quando os verbos dar, bater, soar, restar, faltar e ser referem-se às horas devem concordar com o sujeito da frase, o qual normalmente é: hora(s), minutos(s), segundo(s), badalada(s), sino(s), relógio(s).

No mais, conjuga-se como um verbo regular da 1ª conjugação.
...
Verbo dar - Verbo irregular da 1ª conjugação.

PresentePretérito perfeitoPretérito mais-que-perfeito
dou dás dá damos dais dãodei deste deu demos destes deramdera deras dera déramos déreis deram

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.

A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. As autoridades irão nos devolver a casa. Como irão eles saber? A forma vão é a terceira pessoa do plural do presente do indicativo, a terceira pessoa do plural do imperativo e a terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo.

Eles vão viajar amanhã. Eles irão viajar amanhã. Elas vão no próximo ônibus. Elas irão no próximo ônibus.

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

As duas formas existem e estão corretas. Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3.

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Vão-se é uma palavra derivada de vá.