Vai vir ou vai vim?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada. Pode vir hoje? Pode vir agora?

Ou seja, quando você usa a frase “se eu a vir” (lembrando que subjuntivo é o modo verbal que expressa dúvida ou incerteza sobre a ação), você está falando do verbo ver, no sentido de “se eu a encontrar”, mas no tempo verbal do futuro do subjuntivo.

Significado de Vir
Regressar ou retornar ao (seu) lugar de origem: o diretor escreverá a autorização quando vier à escola; a empregada não vem. Estar presente em; comparecer: o professor solicitou que os alunos viessem às aulas; o diretor pediu para que os alunos viessem.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta. O nosso Camilo Castelo Branco escreveu assim: «Ora, pois, primo Baltazar, parece-me que são horas de vir vindo o jantar.» Mas «vão vir» soa tão mal que… quem for sensível à beleza da Língua não emprega frases desse género.

Vier é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª e na 3. ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

Indicativo

  1. Presente. euvenho. tuvens. elevem. nósvimos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euvinha. tuvinhas. elevinha. nósvínhamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. euvim. tuvieste. eleveio. nósviemos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euviera. tuvieras. eleviera. nósviéramos. ...
  5. Futuro do Presente. euvirei. tuvirás. elevirá ...
  6. Futuro do Pretérito. euviria. tuvirias. eleviria.

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”.

Vir é, também, infinitivo do verbo vir: – Disse-me para eu vir aqui ter com ele. Vier, por sua vez, é o futuro do conjuntivo do verbo vir: – Se eu vier a tempo, ainda te ligo.

Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

ANÁLISE: A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).

Verá, com acento agudo na vogal “a”, é uma forma verbal do verbo ver, nomeadamente a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.

Cabe ressaltar que tais construções estão corretas, mas decorrem do aspecto não convencional da língua, demarcado, sobretudo, pela oralidade, na qual podemos atestar o emprego enfático, em que a segunda negativa prevalece sobre a primeira, como em: “não sei, não” / “não vi, não”.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.

O verbo “vir” é um verbo irregular de 3ª conjugação. O verbo “vir” é um verbo irregular de 3ª conjugação (terminado em –ir).