Vai vir ou vai ver?

Perguntado por: emelo4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se.

Flexão de vir. O mesmo que chegará, caminhará, dirigirá, retornará ou aparecerá.

Como se escreve: vir ou vim? As duas palavras existem, mas sua utilização depende muito do objetivo. Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.

As duas expressões estão corretas. Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

QUANDO EU A VER ou EU A VIR? O verbo [ver] quando usado no futuro do subjuntivo precedido de [se] ou de [quando], assume a forma [vir]: Quando eu vir. Quando tu vires.

A forma correta de escrita da expressão é se eu vir: Se eu vir seu primo, eu falo com ele. Se eu o vir chegando, eu aviso.

A palavra “vir” corresponde ao verbo “ver” conjugado na 3ª pessoa do singular no futuro do modo subjuntivo.

Vir (futuro do presente do indicativo)
Na dúvida, verifique o sentido do verbo, substituindo por enxergar, por exemplo. Se a frase ficar coerente, é virão o correto. Também observe a sílaba tônica: vi-ram é paroxítona e vi-rão é oxítona. O mesmo macete vale para outros verbos: saíram/sairão, pensaram/pensarão etc.

Em nossa Língua Portuguesa, admitimos enquanto forma correta a expressão pode vir.

Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta. O nosso Camilo Castelo Branco escreveu assim: «Ora, pois, primo Baltazar, parece-me que são horas de vir vindo o jantar.» Mas «vão vir» soa tão mal que… quem for sensível à beleza da Língua não emprega frases desse género.

As duas palavras existem e estão corretas. São formas verbais do verbo vir: Venho está no presente do indicativo: eu venho. Veio está no pretérito perfeito do indicativo: ele veio.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

As duas formas vermos e virmos estão corretas, contudo seus significados são diferentes. Ou seja, ambas as palavras são válidas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Vermos é unicamente referente ao verbo ver – primeira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo.

A forma correta de escrita da palavra é vier. A palavra vinher não existe. Vier é a forma conjugada do verbo vir no futuro do subjuntivo, na 1. ª ou na 3.

A palavra “vim” é uma das conjugações do verbo “vir”.
Ela indica que esse verbo está conjugado na primeira pessoa do singular (“eu”) e no tempo pretérito perfeito do modo indicativo. Se fosse conjugada no tempo futuro do presente do indicativo, seria substituída pela forma “virei”.

A palavra “ver” é usada como verbo no infinitivo de forma impessoal. Desse modo, não precisa de sujeito. O verbo ver pode ser usado em muitos sentidos, a exemplo de presenciar, olhar e enxergar.