Vai ter ou terá?
A forma correta de escrita é terá de acordo com a Língua Portuguesa.
Como usar ter?
Com os seguintes significados, o verbo “ter” é impessoal:
- Estar presente; haver; Tem muita gente aqui.
- Fazer, haver; Tem muito tempo que viajou.
- Acontecer, realizar-se; Hoje vai ter reunião.
Pode substituir haver por ter?
Quando o verbo “ter” atua como um substituto do verbo “haver”, ele também deve ser empregado na 3. pessoa do singular, pois se trata de uso impessoal. Apesar de ser um uso informal, não é menos válido, pois é comumente encontrado até mesmo em textos mais formais, como os da grande imprensa, por exemplo.
Vai a ver ou vai haver?
Pode até não parecer, mas a diferenciação entre as duas expressões é bem fácil de assimilar. Enquanto o verbo “haver” significa ter algo a receber, o “a ver”, por sua vez, vem de ter relação com algo.
Vai ter que ou vai ter de?
Ter de exprime uma obrigação, uma necessidade ou um desejo, e é sinónimo de “dever, precisar, querer”. – Tenho de fazer este trabalho. Ter que equivale a dizer “ter algo para”. Usa-se quando o que é um pronome relativo e pode ser antecedido por um indefinido, como em ter muitas coisas que contar; ter muito que comer.
Qual a concordância do verbo ter?
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
Por que ter ou porque ter?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Qual e o sujeito do verbo ter?
Esse tipo de verbo não apresenta sujeito e convencionou-se que a conjugação deve feita no singular, independentemente do tempo e modo verbal. No caso do presente do indicativo, é grafado sem acento circunflexo.
Como conjugar o verbo tener?
tengan ellos/ellas/Uds.
- yo tenga.
- tú tengas.
- tenga.
- nosotros tengamos.
- vosotros tengáis.
- tengan.
Deve haver ou deve ter?
Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular.
Quando se deve usar ter de ter que?
Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.
Tinha dias ou tinham dias?
O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?
Faz dias ou fazem dias?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Vão sair ou vai sair?
Nas locuções verbais, usamos o infinitivo impessoal, ou seja, aquele que não se flexiona nunca: "Os infinitivos não DEVEM FLEXIONAR-SE"; "Os alunos VÃO SAIR mais cedo"; "Os dois zagueiros PODEM SER expulsos".
Vai ser ou vai ser?
As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas.
Qual o tempo verbal de ter?
Presente: tenho, tens, tem, temos, tendes, têm. Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham. Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram.