Vai ter internet 6G?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Com inteligência artificial, 6G vai ser a internet de todas as coisas — até mesmo do seu corpo. Ainda estamos engatinhando no 5G, mas a indústria de telecomunicações já tem o 6G como um alvo nos próximos 10 anos.

Mas o 6G será capaz de fornecer essa velocidade e largura de banda, permitindo que os gigantes da tecnologia criem um metaverso virtual imersivo, persistente e totalmente integrado. Além disso, a tecnologia 6G levará a uma gama ainda maior de dispositivos inteligentes no mercado.

Países como Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Rússia, Finlândia e Japão já afirmaram ter interesse no 6G, e em alguns as pesquisas já tiveram início. Acredita-se que o 6G provavelmente estará disponível comercialmente pelos anos de 2030.

O 7G será o padrão mundial da tecnologia de comunicação sem fio até 2045 e provavelmente mostrará desempenho, pelo menos, 100 mil vezes mais rápido do que a tecnologia 5G, lançada em 2020. É o que dizem futurólogos, doutores em tecnologia e entusiastas no assunto.

O 7G será o padrão mundial da tecnologia de comunicação sem fio até 2040-2045 e provavelmente será pelo menos 100 mil vezes mais rápido que a tecnologia 5G,lançada em 2020. É o que dizem futurólogos, doutores em tecnologia e entusiastas no assunto.

Em 2030, a internet estará submersa. É verdade que grande parte da internet já está submersa – viajando através de cabos de fibra óptica que transportam quase todo o tráfego transoceânico. E os cabos ainda serão a base da internet global em 2030.

O 5G opera em outra escala, de cem megabytes (MB) a 1GB de taxa média, com 20GB de pico. Ou seja, o 6G tem cem vezes mais velocidade. O problema é que, quanto mais alta a frequência, menor a distância que ela é capaz de percorrer.

A rede 6G operará em banda de frequência de terahertz e fornecerá uma taxa de dados de pico de 1.000 gigabits/s em latência menor a 100 microssegundos. Ou seja, o esperado é que a 6G seja 100 vezes mais rápida que sua antecessora e tenha confiabilidade aprimorada e cobertura de rede muito mais ampla.

5G no Brasil: veja quais as cidades com a melhor velocidade e experiência de internet móvel no país

  • Porto Alegre (RS)
  • Teresina (PI)
  • Curitiba (PR)
  • Florianópolis (SC)

Mudanças e velocidades da rede 6G

Características4G6G
Latência50 ms1 ms
Taxa de dados (pico)1 Gbps1 Tbps
Download (média)41,9 Mbps*até 1 mi Mbps (ou 1 Tbps)
Upload (média)50 Mbpsaté 1 mi Mbps (ou 1 Tbps)

Wang Jianzhou, ex-presidente da China Mobile, a estatal do país para telefonia, confirmou que já há estudos para implementação do 6G nos próximos oito anos, com promessa de velocidade na troca de informações até 100 vezes maiores do que no 5G – o que, por sua vez, já é 100 vezes superior ao 4G.

O G-8 é uma sigla que denomina os oito países mais ricos e influentes do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia.

O maior satélite de comunicações do mundo, o Jupiter 3, foi lançado ao espaço, neste sábado (29), por volta das 0h04, a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, de uma base na Flórida, nos Estados Unidos.

Como você imagina a vida daqui 20 anos? Cidades inteligentes, médicos robôs, computadores quânticos e usinas de energia sustentável são algumas das apostas para um futuro nem tão distante.

Acesse Mais funções > Configurações de Wi-Fi > Configurações avançadas de Wi-Fi e selecione a largura de banda de frequência desejada em Largura de banda. Clique em Salvar para salvar as configurações.

Existem muitas siglas por trás da internet que você usa no seu celular. Além das tradicionais redes 2G, 3G e 4G, surgiram nos últimos tempos as siglas de 4G+ e 4,5G e já começamos a falar bastante sobre 5G. Cada geração representa avanços em alguma característica; aprenda as diferenças de cada uma delas.