Vai ter Copa das Confederações em 2022?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

A competição foi realizada pela última vez em 2017, antes da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, com uma revisão do calendário internacional feita antes do Qatar 2022. A Fifa tomou a decisão de eliminar a Copa das Confederações, pois eles pretendem expandir a Copa do Mundo de Clubes.

Duelos serão disputados na Data FIFA de fevereiro, entre os dias 13 a 22. Competição acontecerá nos Estados Unidos e terá três cidades-sedes: Orlando, Nashville e Frisco.

17 de junho

Copa das Confederações começa dia 17 de junho; veja o calendários dos jogos. Não vai ter “Ouviram do Ipiranga...” nem cantos de apoio ao Neymar ou ao Tite. A Copa das Confederações na Rússia, entre 17 de junho e 2 de julho, terá uma situação inédita: a ausência da Seleção Brasileira.

A Fifa tomou a decisão de eliminar a Copa das Confederações, pois eles pretendem expandir a Copa do Mundo de Clubes. Esse evento deverá contar com 24 equipes, embora o novo formato tivesse que ser adiado em 2021 devido ao impacto da pandemia do coronavírus e à necessidade de reprogramar a Euro 2020 e a Copa América.

Foi então que a Copa das Confederações se transformou em pré-teste para a Fifa verificar se os estádios estão em ordem para o superevento seguinte, a Copa do Mundo, e se o país está cumprindo todos os combinados. A Copa do Mundo é o maior evento futebolístico, do qual 32 seleções participam.

Seleções eliminadas na Copa do Mundo 2022:
Alemanha. Bélgica. Equador. Catar.

Copa das Confederações FIFA ou Taça das Confederações FIFA (em inglês: FIFA Confederations Cup), foi um torneio de futebol organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) entre seleções a cada quatro anos (antes de 2005 era disputado a cada dois anos).

As únicas vezes em que a Seleção não foi uma das participantes foram em 1992 e 1995. Daqui a dois anos, na Rússia, o representante da América do Sul poderá ser Paraguai, Argentina, Chile ou Peru, os quatro times sobreviventes na atual edição da Copa América.

Austrália

A Copa do Mundo Feminina de 2023 acontece na Austrália e na Nova Zelândia. Essa é a nona edição do evento, que pela primeira vez terá dois países-sede para receber as seleções.

A Copa das Confederações também é um grande trunfo para a nossa Seleção. São quatro conquistas contra apenas uma da Argentina.

A décima-primeira edição da Copa das Confederações (nona edição da Copa das Confederações organizada pela FIFA) seria realizada em 2021 no Catar e também seria preparatório para a Copa do Mundo de 2022, a ser realizado no mesmo país asiático.

Em 1990, uma eliminação dolorosa diante da arquirrival argentina nas oitavas de final do Mundial. Em 94 e 2002 foram os títulos brasileiros, enquanto em 1998 a derrota por 3 a 0 diante da França. Já 2006, 2010, 2018 e agora 2022, o Brasil ficou pelas quartas de finais diante de seleções europeias.

ALEMANHA DOMINA A EUROPA
Tetracampeã do mundo no Brasil, a seleção alemã também tem em seu currículo três Eurocopas e uma Copa das Confederações. Com seis conquistas aparece a França, que faturou duas vezes a Copa do Mundo, duas vezes a Eurocopa e duas vezes a Copa das Confederações.

- O campeão da Copa das Confederações nunca venceu a Copa do Mundo do ano seguinte. O Brasil ganhou a competição em 1997, 2005, 2009 e 2013.

A Fifa decidiu mudar o formato da Copa do Mundo de 2026, a primeira da história a ser disputada com 48 seleções: o torneio terá 12 grupos com quatro integrantes cada; os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória.

O Mundial de Clubes de 2023 acontecerá na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro.

Será a sexta tentativa marroquina de sediar a Copa do Mundo, todas desde o Mundial de 1994. Marrocos substitui a Ucrânia na candidatura ao lado de Espanha e Portugal.