Vai ter concurso Receita Federal em 2022?

Perguntado por: isilveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

As inscrições do concurso da Receita federal começam no dia 12/12/2022 e vão até o dia 25/01/2023 e serão feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico da banca FGV (https://conhecimento.fgv.br/concursos/rfb22). A prova objetiva da receita federal está prevista para acontecer no dia 19 de março de 2023.

As provas objetivas e discursivas do concurso Receita Federal 2023 foram aplicadas neste domingo, 19, em dois turnos. Os candidatos concorrem a uma vaga de auditor ou analista e responderam a uma prova com nível elevado.

Para conquistar a aprovação o estudante precisa de muita dedicação, anos de estudos, paciência e foco. Além disso, o concurso da Receita, por ser aberto a todas formações, sem restrições, é comum que os concursos sejam muito concorridos e que a prova seja bastante difícil.

Quais são os requisitos: Os interessados no concurso da Receita Federal devem ter diploma de graduação registrado e fornecido por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Segundo o edital, pessoas com formação em qualquer curso de ensino superior estão aptas para participar do concurso.

O concurso Receita Federal segue a todo o vapor. O edital oferta 699 vagas para os cargos de Analista-Tributário e Auditor-Fiscal com remuneração inicial de até R$ 21 mil. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no dia 19 de março de 2023.

Concursos 2023: Destaques
Concurso DPU (LOA 2023 prevê provimento de 26 vagas para reposição de vacâncias) Concurso MPU (LOA 2023 prevê 192 vagas para provimento e 48 para criação) Concurso STJ (LOA 2023 prevê a oferta de 83 vagas) Concurso PM SP (2,7 mil vagas previstas para Soldado)

No período da manhã, foram aplicadas as provas de Conhecimentos Básicos, que se estenderam das 8h às 12h30. Já no período da tarde, os candidatos responderam às provas de Conhecimentos Específicos e à prova discursiva, que foram realizadas das 15h às 19h30.

Nível de Dificuldade
Historicamente o concurso para o cargo de Auditor é considerado mais difícil do que para o cargo de Analista. Isso se dá pelo fato das provas de Auditor possuir maior densidade no conteúdo programático, com mais matérias e com o nível maior de dificuldade nas questões.

Portanto, um novo edital para o concurso da Receita Federal já está sendo planejado para o próximo ano. Um novo pedido será encaminhado ao Ministério da Economia (Fazenda) até 31 de maio de 2023. A informação, então, foi confirmada pelo subsecretário de Gestão Corporativa do órgão, Juliano Brito da Justa Neves.

Interpretação de textos é o assunto mais cobrado e abrange 31% das questões. Em seguida, a banca prioriza os tópicos de morfologia e sintaxes nos concursos para a área fiscal. Em Língua Inglesa, nos baseamos neste caderno, contendo 20 questões. Usamos como filtro questões da área fiscal elaboradas pela banca FGV.

A previsão é que o edital da Receita Federal seja publicado até o fim do ano! Caso a prova deste concurso fosse ocorrer em 1 dezembro e você conseguisse estudar por dia 04 horas líquidas, até lá (considerado que hoje é dia 14/07/2022) você teria 140 dias de estudo.

Para o cargo de Auditor-Fiscal, as matérias mais cobradas são Direito Tributário e Legislação Aduaneira. Para o cargo de Analista Tributário, trata-se do Direito Tributário, seguido da Fluência de Dados.

“O analista tributário exerce funções auxiliares, mas de grande importância para a administração tributária. Já os auditores são responsáveis pelos lançamentos tributários e pelos procedimentos de fiscalização nas empresas”, explica.

Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que, cumulativamente: Obtiver 50% (cinquenta por cento) de acertos em Conhecimentos Básicos; Obtiver 50% (cinquenta por cento) de acertos em Conhecimentos Específicos; e. Não obter nota igual a 0 (zero) em nenhuma das disciplinas.

O último concurso Receita Federal para o cargo de Auditor-Fiscal, foi realizado em 2014. Na ocasião, foram ofertadas 278 vagas. Para concorrer bastava que o candidato possuísse diploma de curso superior concluído em qualquer área de formação.

O primeiro ponto é que não há cargos de nível médio na Receita Federal. O que acontece é que muitos concurseiros confundem duas carreiras distintas, que são comumente anunciadas como cargos de nível médio na Receita Federal. Atualmente, a Receita Federal só possui dois cargos: Auditor-Fiscal e Analista-Tributário.

Contabilidade e Direito são as alternativas cotadas por aqueles que desejam passar em concurso e ingressar em cargos públicos da área fiscal. No entanto, reforço que, independente do curso superior que você tenha, alcançar a aprovação é questão de disciplina e dedicação ao seu tempo de estudo.

Para ingressar no cargo de Auditor é necessário possuir diploma de nível superior em qualquer área, desde que a instituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).