Vai ter calor em 2023?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Alguns dias quentes são normais em abril e maio e devem ocorrer agora em 2023. Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias quentes e deve ser o caso também desse ano. Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado veranico de maio, mas ele não ocorre todos os anos.

desfavorecendo a formação de nuvens de chuva por aqui em. junho julho e agosto agora. no centro-sul o trimestre deve começar com chuvas Acima da Média no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e. lá para Agosto a gente deve ter chuvas levemente Acima da média em todo centro-oeste Sudeste e sul do Brasil.

O que explica essa mudança, segundo o meteorologista César Soares, do Climatempo, é o fenômeno La Niña, quando há resfriamento das águas do Pacífico Equatorial. Tal condição favorece o desprendimento de massas de ar mais frio que alcança de forma tardia, principalmente, as regiões Sul e Sudeste do país.

Estações do ano 2023: quando começam, terminam e quais são

EstaçãoData de inícioData de fim
Primavera22 setembro 202221 dezembro 2022
Verão21 dezembro 202220 março 2023
Outono [estação atual]20 março 202321 junho 2023
Inverno21 junho 202323 setembro 2023

Em abril e maio, o regime de chuvas muda, com uma diminuição no litoral e planaltos, que passam a apresentar um período mais seco (50 a 120 mm), enquanto no Grande Oeste os volumes de chuva aumentam consideravelmente em relação ao verão, ficando entre 125 e 200 mm.

Outono 2023 será de normalidade, com retorno das precipitações regulares ao RS. O outono de 2023 começa nesta segunda-feira (20/03), às 18h25 (horário de Brasília) e termina às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. A estação apresentará o retorno de precipitações regulares ao Rio Grande do Sul.

O outono de 2023 começou no dia 20 de março, dando início a estação de transição entre a época mais quente e úmida do ano e a época mais fria e seca, pelo menos é isso que as características consideradas padrões nos dizem. Porém, as primeiras impressões nos revelam que o verão ainda insiste em não ir embora.

O que esperar do outono de 2023
De modo geral, mesmo sendo uma estação mais fria, as simulações mais recentes de modelos climáticos como o ECMWF mostram uma temperatura acima da média para os próximos três meses (março, abril e maio). O que não significa que a temperatura não possa e não vá cair.

Um outono frio é extremamente improvável. Isso, contudo, não significa que vai deixar de fazer frio. Os episódios de frio é que tendem a ser mais pontuais, eventualmente fortes. A tendência, assim, é que não ocorra frio persistente e muito prolongado neste outono de 2023.

A partir do monitoramento da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) na região do Pacífico Equatorial, as projeções dessa variável para os próximos meses indicam uma probabilidade de 75% para a ocorrência de um episódio de El Niño para o trimestre junho, julho e agosto de 2023 (figura 2).

Neste mês de março já começaremos ter mais influência das frentes frias e do ar frio, mas não há previsão de frio intenso ainda. As noites devem ser mais frescas que nos últimos meses, e as frentes frias são mais intensas, já em março e abril.

A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente no mês passado, dia 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro.

Previsão para o mês de abril de 2023 no Sudeste
Além disso, pelo Sudeste, as temperaturas já começam a ser típicas do outono, ficando mais amenas à noite sobre a segunda quinzena de abril.

Verão: De 21 de dezembro a 21 de março.

Em 2023, abril tem dois feriados: Sexta-feira Santa, no dia 7 de abril, e Dia de Tiradentes, no dia 21 de abril. Confira quais são as datas mais comemoradas em abril: 1 de abril: Dia da mentira. 7 de abril: Dia mundial da saúde.

Meteorologia prevê que "primeiro frio" de 2023 está para chegar no estado de SP. 12/04/2023 às 09:43.

O equinócio de primavera ocorre em 20 de março de 2023 no Hemisfério Norte e em 23 de setembro de 2023 no Hemisfério Sul. Ele marca dia e noite de durações quase iguais, embora a quantidade de luz do dia seja ligeiramente maior. Em termos astronômicos, simboliza o primeiro dia da primavera.

O recorde atual de menor temperatura mínima é de 15,2°C, em 7 de janeiro de 2023. A capital paulista começou o dia com uma madrugada de céu com poucas nuvens e termômetros na casa dos 15,5°C, de acordo com o Centro de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. No extremo sul da cidade a sensação foi de muito frio.

Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil terá uma redistribuição da umidade pelo território. A expectativa é a de que o Sul tenha maior frequência de pancadas de chuva, enquanto o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.