Vai querer que eu vou ou vá?
No imperativo “vai” é referente a tu; “vá” é referente a ele, ela, você.
É correto dizer Talvez eu vá?
Essas duas frases, porém, ficariam mais adequada ao padrão culto da língua sem a utilização do verbo poder, mas com a utilização de um termo hipotético: Talvez eu vá lá. Talvez ele seja o culpado.
É certo falar eu vou ir?
A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro.
Vai dar certo ou vá dá certo?
Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.
Vai a luta ou vá a luta?
Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar. Cuba: não tem artigo (não se diz “a” Cuba ou “o” Cuba).
Qual é o significado de eu vou?
Significado de Vou
Vou vem do verbo ir. O mesmo que: saio, parto, compareço, apareço, apresento, caminho, locomovo, movimento, marcho.
É correto dizer estou indo?
[Gramática] Forma flexionada do verbo ir, no Gerúndio: já estou indo para casa!
Vai embora ou vai embora?
As formas corretas são «vai tu embora» ou «vai-te tu embora».
Vai-se ou se vai?
As duas formas são corretas.
Vão ou vai?
«Vai haver concertos» ou «Vão haver concertos»? A forma correta é vai haver.
Onde irei ou aonde irei?
E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.
Vai consegui ou vai conseguir?
As duas formas existem na língua portuguesa e estão corretas.
Como se escreve para eu ir?
A expressão para eu vem sempre seguida de um verbo no infinitivo:
- para eu fazer;
- para eu ler;
- para eu aprender;
- para eu estudar;
- para eu ir.
Vai ou vá exemplos?
Vai é terceira pessoa do singular do presente do indicativo e a segunda pessoa do singular do imperativo do verbo. Ele vai fartar-se e vai deixar-me em paz. Ela não vai precisar disso. Vá é a primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e a terceira pessoa do singular do imperativo do verbo.
Vai fazer ou vá fazer?
1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto.
Onde quer que vá frases?
Aonde quer que eu vá, elas me perseguem. Debaixo do Cruzeiro do Sul, cruz de fulgores, vou vivendo as estações de meu destino. Não tenho nenhum deus. Se tivesse, pediria a ele que não me deixe chegar a morte: ainda não.
Irá viajar ou vai viajar?
As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais.
Quais são os 5 tempos verbais?
Tempos do modo indicativo. Os tempos do indicativo são: presente, pretérito (perfeito, imperfeito e pretérito mais-que-perfeito), futuro (do presente e do pretérito).
Como usar o verbo no presente?
O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura.
Vai a escola ou vai a escola?
Bom, vejamos: a) “Vou à escola” passa a ideia de que o interlocutor (quem fala) irá voltar em questão de horas. Dessa forma, a noção que temos, como ouvintes, é de algo temporário, ou melhor, de curta duração. b) “Vou para a escola” já indica um período maior de tempo, praticamente definitivo.