Vai na aula ou vai a aula?
“Cristina precisa ir à aula”. A preposição “a” é exigida pelo verbo “ir”, pois o verbo indica movimento em direção a algum lugar. Regra geral: Sempre haverá crase da preposição mais artigo se o termo regente exigir a preposição a e se o termo regido aceitar o artigo feminino a (as).
Não foi a aula ou não foi a aula?
Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase. Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.
Vai a trabalho ou vai a trabalho?
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Vai a feira ou na feira?
Deverá dizer: "Eu vou à feira." O verbo ir no sentido de partir de um lugar para outro não se emprega com a preposição em, mas, sim, com as preposições a, para ou de, conforme exemplifico abaixo.
Vai pra praia ou vai a praia?
b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.
Vai a rua ou vai na rua?
As duas formas são consideradas corretas, pois a preposição em (na) nesse caso é substituída pela preposição a: à Rua, à Avenida, ou à residência.
Vai na academia ou vai a academia?
Vou a academia. Vai a (preposição) algum lugar + Vai a (artigo) academia = Vai a + a academia. Portanto, a frase correta tem crase e fica assim: Vou à academia.
Foi na festa ou a festa?
É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.
Foi na Ou foi a?
Aquela tranqüilidade foi só nas férias! verbo ir com sentido de movimento seguido de palavra feminina determinada exige que a preposição "a" seja acentuada (crase). Exemplo: Sem oportunidade de escolha, todos fomos à inauguração do departamento.
Vai à igreja ou vai à igreja?
Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja. Expressões como às 2 da tarde ou a aula terá início às 7 horas serão craseadas porque a preposição “a” vem antes do artigo “a” que define a hora.
Vai ter aula hoje ou vai haver aula hoje?
Como "haver" nesse sentido é impessoal, devemos dizer: Amanhã vai haver aulas. Amanhã vão haver aulas? é apenas possível se haver significar ter, o que é incomum, especialmente no Brasil, i.e, se equivaler a amanhã (os alunos) vão ter aulas.
Vai a Roma ou vai a Roma?
Sem artigo e sem acento indicador de crase. – Com elemento modificador: a Roma antiga, a Lisboa de meus avós. Com artigo, portanto, se houver a preposição a, com acento indicador de crase.
Estou indo para ou a?
“Ir para algum lugar” dá ideia de permanência longa ou definitiva; “Ir a algum lugar” dá ideia de permanência curta.
Vai a reunião tem crase?
Deve-se empregar a crase antes de locuções que indiquem hora. Por exemplo: “Tenho uma reunião às 15h”; “Minha aula começa às 8h”; “Estarei aí, às 21h”. Contudo, é preciso estar atento: nas situações em que as horas aparecem antecedidas das preposições “para”, “desde” e “até”.
Vai na padaria ou vai à padaria?
Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.