Vai IR é certo?
No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).
Vai vir e redundância?
Assim, «vai vir» parece-me gramatical, porque não é uma expressão redundante.
Devia ir ou deveria ir?
Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que. Indica também o ato de haver a possibilidade e de estar com dívidas.
Que tipo de verbo ir?
Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.
O que quer dizer a palavra ir?
Andar, caminhar, seguir.
O que significa eu vou ir?
O significado do verbo está no “ir”, e o “vou” é apenas um auxiliar para indicar o futuro.
É correto dizer ele vai vir?
O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.
Vai vir ou vai vim?
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
Vai vir ou vem?
A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.
Está com R?
Está, forma verbal no presente do indicativo, é usada principalmente para indicar uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.
O que significa o pretérito imperfeito?
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.
O que é futuro do pretérito perfeito?
O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.
Qual é o verbo de VAI?
verbo ir
A palavra vai é uma flexão verbal do verbo ir.
Vão de ir?
Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes. Indica: a 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles vão.
Como usar o verbo ir?
De acordo com a norma culta da língua, o verbo ir estabelece regência com a preposição a quando transmite o sentido de se deslocar para algum lugar, com pouca permanência no local a que se vai: Nós queremos ir a Paris.
Como substituir a palavra vai?
Dirige-se: 1 dirigir-se, encaminha-se, vem, aparece, apresenta-se, comparece, está, desloca-se, orienta-se, frequenta, visita, conduz, leva, destina-se, acompanha.
Qual é a regência do verbo ir?
O verbo ir é sempre intransitivo, ou seja não admite complemento (de objecto) directo. A algum lugar é o complemento circunstancial de lugar (a)onde/ para onde.
Qual é o correto dizer?
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.
Como se escreve para eu IR?
A expressão para eu vem sempre seguida de um verbo no infinitivo:
- para eu fazer;
- para eu ler;
- para eu aprender;
- para eu estudar;
- para eu ir.
Vai vir hoje ou vai vim hoje?
Como se escreve: vir ou vim? As duas palavras existem, mas sua utilização depende muito do objetivo. Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.