Vai fazer muito frio no Brasil em 2022?

Perguntado por: eazambuja3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

A previsão indica que essas massas de ar frio ainda ocorram no mês de novembro, até pelo menos a primeira quinzena de dezembro. Isso não deve produzir temperaturas muito baixas, mas vai deixar o tempo seco por mais tempo.

Inverno começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e acaba no dia 23 de setembro de 2023; Primavera começa no dia 23 de setembro de 2023, às 03h50, e acaba no dia 22 de dezembro de 2023; Verão começa no dia 22 de dezembro de 2023, a 00h27, e acaba no dia 20 de março de 2024.

O início de 2023 já está mais quente no Hemisfério Norte. Mesmo no inverno, algumas regiões estão com clima mais ameno, atípico para essa época do ano, segundo a OMM, e países europeus registraram temperaturas acima de 20°C.

O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2022 às 12h33min e termina no dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

No verão com cara de inverno que atinge o país no início de 2023, as temperaturas estão frias no Sudeste e em parte do Sul, e a chuva não tem dado trégua em várias partes do país – principalmente nestas duas regiões. E essa condição seguirá da mesma forma pelo menos até o começo da próxima semana.

A previsão é de que até o fim do inverno, no dia 22 de setembro, outras frentes frias atinjam os estados da região. As próximas estão previstas para os dias 7 e 8 de setembro, além de uma para a 2ª quinzena do mês. Nas capitais da região Sul, a maior mudança climática poderá ser feita em Porto Alegre (RS).

Apesar da expectativa para temperaturas elevadas, também vai chover em boa parte do Centro-Oeste, conforme indica a previsão do tempo. Enquanto as demais áreas do Brasil devem iniciar 2023 com pancadas de chuva, o Norte tende a contar com outras ocorrências climáticas. Isso porque toda a região deve encarar temporais.

O último episódio de frio extremo do ano? O inverno astronômico termina oficialmente apenas no dia 22 de setembro, mas desde o dia 1º estamos sob o que se denomina na climatologia de primavera meteorológica ou climática, que se define como o trimestre de setembro a novembro.

Nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba, as temperaturas poderão ser inferiores a 10°C e não se descarta a possibilidade de entrada das massas de ar frio que poderão acarretar declínio das temperaturas mínimas e favorecerem a ocorrência de geadas.

A chuva fica abaixo da média em julho de 2022 na maior parte da Região Sul e em parte da Região Norte, como na sua faixa oeste e sul. Grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do interior do Nordeste tem baixos índices pluviométricos ao longo de julho.

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

Para 2023, espere que calças e jaquetas oversized continuem sendo a norma e terninhos e blazers assumam estampas mais ousadas. Camisas, croppeds e tecidos transparentes continuarão a contrastar com as peças maiores do guarda-roupa, criando looks poderosos e divertidos ao mesmo tempo.

marrom

Uma das cores que é promessa de sucesso na temporada de inverno 2023; o marrom! Toda temporada alguma cor acaba se destacando, seja nas peças de vestuário ou acessórios, como sapatos e bolsas. Para o inverno 2023 não poderia ser diferente! Acredite ou não, mas o marrom é tendência e talvez o novo preto da temporada.