Vai esfriar em 2023?

Perguntado por: mdorneles . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Muitas frentes frias vão chegar ao Brasil no decorrer do inverno de 2023, mas só poucas virão com ar frio polar suficientemente forte e com trajetória favorável para penetrar pelo interior do país e esfriar o Centro-Oeste e o interior do Sudeste.

O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília). Confira AQUI o prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Assim, sob a regra de que um inverno rigoroso é aquele em que o frio é mais constante e forte, a estação em 2023 tem altíssima probabilidade de não ser rigorosa e, ao contrário, ter baixo número de episódios de ar polar intenso com predomínio de dias de marcas acima dos padrões climatológicos.

Especial publicado na última semana pela MetSul Meteorologia mostrou as projeções de vários dos principais modelos climáticos internacionais apontando que a estação fria neste ano deve ter temperatura acima da média no Sul do Brasil e acima a muito acima da climatologia histórica no Centro do país.

Previsão do tempo para o mês de julho
Há expectativa para mais uma massa de ar frio que poderá trazer frio intenso em São Paulo, Minas Gerais (oeste e sul) e Rio de Janeiro (sul e oeste), mas as temperaturas altas ainda serão presentes.

Fazendo a comparação da média simples da máxima do período em 2022 a média foi de 34,8°C, em 2023 foi registrado 34,9°C.

O calor que custou a aparecer na primavera de 2022 no centro-sul do Brasil, será uma das marcas do verão 2022/2023. Em janeiro, a maioria das áreas do país terá temperatura dentro da normalidade, o que significa calor constante, pois o mês é naturalmente quente no país.

Uma frente fria vai causar queda de temperatura nos últimos dias de junho de 2023, mas não será para todos.

A temperatura deverá ficar abaixo da média ainda em junho de 2023 do centro norte do estado de São Paulo, como entre as regiões de São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, como do Triângulo Mineiro ao norte de Minas Gerais.

O inverno de 2023 terá a influência do fenômeno El Niño.
Mesmo assim, algumas ondas de frio ainda poderão atingir o estado de São Paulo no mês de julho e em agosto. Mas os períodos frios serão por poucos dias. Na média, o inverno de 2023 não terá muito frio.

O meteorologista Claudemir Azevedo explica porque o horário mais frio do dia acontece entre 05h e 06h. "O Sol é a nossa principal fonte de calor. À noite, como não temos luz solar, há uma perda do calor acumulado na cidade durante o dia.

As previsões climáticas indicam que, entre dezembro deste ano e janeiro de 2023, as chuvas podem ficar próximas ou acima da média no Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Já na Região Sul, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo, a tendência é de chuvas abaixo da média no mesmo período.

As primeiras previsões sugerem o retorno na primavera deste ano, no Hemisfério Sul, podendo intensificar o aquecimento global durante o período em que estiver ativo.

O prognóstico climático do Inmet para julho de 2023 e seu possível impacto na safra de grãos 2022/23 para as diferentes regiões produtoras indica que, em áreas do Matopiba, a redução da chuva afetará os níveis de água no solo, o que pode ser favorável para a maturação e colheita dos cultivos de segunda safra, porém, ...