Vai embora ou em bora?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado. A palavra embora é usada maioritariamente como advérbio ou como conjunção.

No primeiro, “embora” é uma conjunção concessiva, que é usada para formar estruturas no presente e no pretérito imperfeito do subjuntivo. São sinônimos de embora: ainda que, apesar de, mesmo que, conquanto. Ex.: Come muitos doces, embora esteja de dieta. Embora estivesse cansado, corria toda a maratona.

O que é Bora:
Redução da expressão "Vamos embora?" Palavra usada para incentivar alguém a ir a algum lugar, geralmente é conjugada no imperativo ou utilizada em perguntas.

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Que significado tem embora nestes verbos? Embora, enquanto advérbio, significa, efetivamente, «sair de um lugar», quer se use com o verbo ir, quer o verbo seja vir.

1 apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.

1 partir, sair, ir, vazar, dar o fora, zarpar, retirar-se, afastar-se, fugir, desaparecer, sumir, evadir-se, pirar-se, pisgar-se, esgueirar-se, escapar, escapulir.

Significado de Embora
advérbio De maneira a se despedir; com a ideia de partida; adeus: sentiu-se mal e foi embora da festa.

A expressão muito embora, aplicada como locução conjuncional concessiva, foi registada em 1966 no vocabulário de Rebelo Gonçalves e presentemente confirmada no dicionário de Houaiss com o significado, por exemplo, de «se bem que», e a frase em estudo tem na realidade o sentido: «se bem que longe, estou perto».

Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.

São as conjunções subordinativas que iniciam as frases com uma ideia/ação contrária da principal, mas que não impedem a sua realização. Entre elas, encontram-se: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

De facto, o advérbio embora deriva da expressão antiga «em boa hora». Said Ali explica como esta locução passou a advérbio, constituindo uma unidade com significado próprio (Gramática Histórica da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Melhoramentos, 1965, 5.

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Seguindo os dois exemplos acima, pelo fato de nossa ida À praia ser de curta duração (retornamos no final da tarde do mesmo dia), devemos dizer "Vou À praia". Ida PARA a praia subentende que você vai permanecer por longo tempo lá, como por exemplo, montando barraca ou acampamento lá.

b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.