Vai dar pra ver a Lua de Sangue no Brasil?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

O próximo eclipse total da Lua vai ocorrer somente na noite de 13 para 14 de março de 2025 e será visto por todo o Brasil.

Um eclipse lunar “triplamente especial” enfeitará o céu de todo o Brasil hoje, a partir das 23h27, avançando pelo início da madrugada. O fenômeno atingirá seu ápice, à 1h11, quando o satélite natural apresentará a tonalidade avermelhada que deu, a ele, o nome de “Lua de Sangue”.

De acordo com a Nasa, o fenômeno da próxima sexta será um eclipse lunar penumbral - quando a Lua entra na sombra externa da Terra (penumbra) Publicado em 3 de maio de 2023 às, 20h44.

Em 2023, três eclipses vão acontecer, mas só um deles poderá ser visto do Brasil. O primeiro, um eclipse solar parcial, acontece no dia 20 de abril, podendo ser visto em países do sul da Ásia e na Oceania. O segundo ocorre em 14 de outubro – e poderá ser visto do Brasil.

A "Lua de Morango" é um termo popular utilizado para descrever a lua cheia que ocorre em Junho. O nome não está relacionado com a cor da lua, mas provém das tribos nativas americanas e indígenas do leste da América do Norte.

A lua de hoje está 8,30% visível e está crescendo.

Ao contrário dos eclipses solares, que exigem óculos especiais, para evitar lesões, e só podem ser vistos por breves minutos, um eclipse lunar total pode durar mais de uma hora e não exige proteção ocular.

A Lua Rosa é um fenômeno natural que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o período em que as flores silvestres de uma espécie particular, chamada Phlox subulata, começam a florescer na América do Norte.

Dia 31 de agosto, além de Superlua, será uma Lua Azul. Apesar do nome, não se trata de uma mudança de cor ou na aparência do nosso satélite. O apelido serve apenas para a segunda Lua Cheia em um mesmo mês - algo que ocorre a cada dois anos e meio, em média. A próxima Lua Azul será em maio de 2026.

Luas cheias e superluas
Haverá duas superluas em agosto, incluindo uma lua azul, que será a lua mais próxima da Terra neste ano, de acordo com o The Old Farmer's Almanac. A quarta e última superlua em 2023 nascerá em 29 de setembro. Veja abaixo as luas cheias restantes em 2023, de acordo com o Farmer's Almanac.

O eclipse solar total fez parte de um raro eclipse híbrido, que ocorre apenas algumas vezes por século. Dependendo do local, os observadores puderam ver um de três tipos diferentes de eclipse. Por isso, o fenômeno é conhecido como eclipse solar híbrido.

O eclipse solar de 20 de abril de 2023 foi um eclipse solar híbrido. A totalidade deste eclipse foi visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, bem como na Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.

A Lua fica realmente azul apenas em situações raríssimas, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, o que altera assim a tonalidade da luz refletida pela lua.

Não será visível no Brasil, mas vai render imagens incríveis mundo afora e transmissões na internet. 6 de maio: A primeira grande chuva de meteoros de 2024 e uma das melhores para o Hemisfério Sul do planeta neste mês, e poderá ser vista de todo o Brasil, se o tempo colaborar.