Vai dar aula ou vai dá aula?

Perguntado por: ibelem2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Não vai dar tempo!: verbo no infinitivo
A frase que inicia o nosso artigo deve ser “Não vai dar tempo!”. “Dar” é a forma do verbo no infinitivo. O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido.

Dar aula é diferente de ser professor; Dar aula é ouvir antes de falar; Dar aula é entender antes de avaliar; Dar aula é conhecer o aluno e junto com ele promover ação de aprendizagem; Dar aula é envolver os alunos no assunto abordado; Dar aula não é ser mestre da fala e nem ter voz bonita; Dar aula é conhecer a ...

Vai dá certo, costumeiro na linguagem popular, portanto, foge à regra, razão por que não está correto.

Significado de Dar
verbo bitransitivo Oferecer alguma coisa a alguém sem pedir nada em troca: deu comida ao mendigo. Ofertar como presente ou retribuição a: deu ao filho um computador. Trocar uma coisa por outra; transferir: deu dinheiro pelo carro. Ceder alguma coisa em troca de dinheiro; vender: dê-me aquele relógio.

Ou seja, ambas as palavras estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes pessoas gramaticais/tempos verbais.

A palavra atenção é, sobretudo, usada em expressões mais ou menos fixas, como «chamar a atenção de alguém para alguma coisa; «ter em atenção algo»; «dar/tomar/prestar atenção a algo ou alguém».

A forma correta de escrita da palavra é vão.

Significado de dar tempo ao tempo: É uma expressão usada para dizer que é necessário ter paciência.

Listamos a definição e formas de uso de cada um destes pronomes. ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição.

Dá vem do verbo dar. O mesmo que: oferece, troca, transfere, vende, paga, recompensa, gera, promove, comunica.

Ensinar alguém; instruir.

Transmitir seus conhecimentos e habilidades é algo muito enriquecedor do ponto de vista humano. Ao dar aulas particulares, você oferece a oportunidade a seu aluno de progredir e de se desenvolver no seu próprio ritmo. E como a educação é um trabalho de troca, essa vitória com certeza também é sua.

6 sinônimos de dar certo para 1 sentido da expressão dar certo: Ter êxito: 1 ter êxito, ter sucesso, funcionar, resultar, resolver-se, correr bem.

"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

C) O verbo dar é transitivo direto, por isso é regido por um complemento sem preposição.

Verbo transitivo direto e indireto: comunicar, agradecer, pagar, emprestar, perdoar, dar.

No português brasileiro é considerado correto usar "eu vou" para indicar uma ação a ser tomada no futuro, por exemplo "eu vou viajar amanhã" ou "eu vou tomar um café". Porém "eu vou ir" é considerado incorreto, já que é uma redundância: "vou" é flexão do verbo "ir".

As formas corretas são «vai tu embora» ou «vai-te tu embora». Do ponto de vista da variação não aceite pela norma, verifica-se de facto que falantes portugueses mais jovens usam formas como «vamos "sembora"».

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"