Vai chover na virada do ano de 2023?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

No momento da virada o tempo já estará mais estável e com poucas chances de chuva em grande parte do estado. Devido a atuação da ZCAS, o tempo estará instável e com possibilidade de chuva no momento da virada de ano em algumas regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Publicado em 26/06/2023 16h30 . Última modificação 27/06/2023 08h40 . O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília).

Os próximos dias serão marcados por queda na temperatura e chance da primeira geada do outono de 2023 no Sul do país, de acordo com dados da Climatempo.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

O dia mais chuvoso até o momento foi o 04/01/2023 com 34,5mm. Já choveu 16 dias deste mês, sendo que 25 é a média de dias de chuva esperada neste mês.

O inverno de 2023 deve terminar com eventos de calor acima do normal para a estação. Mas especialmente durante a primavera de 2023, eventos de calor extremo poderão ocorrer sobre o Sudeste e no Centro-Oeste, além do Pará e do Tocantins e até mesmo em parte do Sul do Brasil.

O ano de 2023 tem sido pródigo em calor extremo, com ondas de calor afetando quatro continentes no hemisfério norte e causando incêndios florestais intensos em países como a Grécia.

Previsão para o inverno 2023 no Brasil
No modelo usado pelo Climatempo, a previsão é de temperaturas acima da média em todo o país. As exceções são para o interior de São Paulo, Minas Gerais e Bahia que devem apresentar variações dentro do que já é normal para a época.

A partir de setembro, a expectativa é que ondas de calor já atinjam o Brasil e o Estado registre temperaturas mais quentes do que o normal para a estação. Vale lembrar que o Inverno 2023 vai até as 3h50 (horário de Brasília) do dia 23 de setembro, quando começa a Primavera.

O que se sabe: Esse é o primeiro registro de neve no Brasil no inverno de 2023 e o segundo do ano. A primeira vez que o fenômeno ocorreu foi em abril, também em Bom Jardim da Serra.

Verão. O verão começa em 21 ou 22 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março. Esta estação, que vem depois da primavera e antes do outono, é caracterizada pelos dias mais longos do que as noites, pelo clima quente e pela rápida evaporação da água acumulada nos solos.

Com a presença do El Niño e em rápida intensificação, a tendência é que a estação tenha um aumento das frequência de precipitação principalmente em sua segunda metade. É altamente provável que o trimestre de inverno, junho a agosto, termine com chuva acima da a média na maior parte do Sul do Brasil.

O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.

Frente fria chega segunda-feira ao estado do Rio De Janeiro
Aumento de nuvens e chuva a partir de segunda-feira, 27 de março. Essa primeira frente fria do outono de 2023 terá um impacto ainda maior sobre o litoral paulista e a situação será de ALERTA/PERIGO de domingo a terça-feira.

No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de dezembro. Seu término ocorre entre os dias 20 e 21 de março.

O Brasil enfrentará vários desafios em 2023. Um deles é a retomada econômica após a recessão causada pela pandemia de Covid-19. Além disso, o país terá que lidar com questões sociais, como a desigualdade de renda e a pobreza, que foram agravadas durante a crise.

dia 21 de dezembro

O verão de 2023 está previsto para começar no dia 21 de dezembro. Nesta data, ocorre o solstício de verão no hemisfério sul, marcando o início desta estação tão aguardada pelos brasileiros. O verão é caracterizado por dias mais longos, noites mais curtas e temperaturas mais elevadas.

É o auge da estação chuvosa em muitas cidades do Sudeste do Brasil que têm em janeiro o seu mais chuvoso do ano pela influência da instabilidade tropical com ar quente e úmido que traz os temporais, além da influência dos episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul que não raro estendem os seus efeitos ao Leste ...