Vai chover em fevereiro de 2022?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A média de chuvas de fevereiro de 2022 (164 mm) ficou quase 80% abaixo da média das normais climáticas do mês (209 mm), porém 35% acima da média das chuvas de fevereiro de 2021 (121 mm).

O que esperar de fevereiro de 2022? A porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial continua com temperatura abaixo do normal indicando a manutenção do fenômeno La Niña.

19 dias

Durante o mês de fevereiro de 2022 choveu em 19 dias na Estação Convencional de Brasília (83377), o total de 204 mm, o que equivale a 11% acima da Normal Climatológica (1981-2010) que é de 183 mm, ou seja, um saldo em volume de 21 mm. O maior acumulado de chuva em 24 horas foi registrado no dia 18/02, com 52,8 mm.

Previsão para fevereiro de 2023
A chuva de fevereiro de 2023 deve ficar um pouco acima da média normal para o mês, apenas em uma pequena porção que abrange todo o Norte/Noroeste de São Paulo e algumas áreas mineiras bastante próximas ao norte de São Paulo. O calor deve ser intenso ao longo do mês em todo o Sudeste.

Para segunda e terça-feira temperaturas amenas entre 17/24°C. A partir de quarta-feira temperaturas em elevação. As mínimas ficarão entre 20/22°C e as máximas entre 29/32°C. No sábado e domingo mais calor, máximas entre 32/35°C.

Segundo a meteorologista Helena Turon Balbino, a explicação para essa previsão de chuva é o período La Niña prolongado, que está indo e voltando desde 2021. O mês de fevereiro tem sido atípico no quesito chuva.

O mês de fevereiro deve ser quente em grande parte do Brasil, com temperaturas acima da média de Norte a Sul. A previsão da Climatempo é de dias mais ensolarados e tempo mais abafado em relação a janeiro, mas ainda com a ocorrência de chuvas fortes e até temporais em algumas regiões.

Normalmente, chove mais em dezembro, janeiro e fevereiro”, explica. No entanto, apesar de não ser o recordista em precipitações, março ainda é um mês mais úmido do que outros. “Neste mês ainda é verão e, por isso, há instabilidade e possibilidade de chuva”, completa a meteorologista.

Onde deve chover mais
Os acumulados vão ter em torno de 25 e 50mm a mais do que o esperado, nos dois estados. Em São Paulo, as áreas mais ao sul, próximas ao Paraná, terá chuva acima da média, mas, o centro-norte e oeste paulista terá acumulados dentro do esperado.

A previsão da MetSul é de um mês com temperatura acima da média em grande parte do Sul e do Sudeste do Brasil. No Sudeste, fevereiro deve ser mais quente que janeiro e com dias muito abafados. No Sul, fevereiro deve seguir com temperatura acima da média em muitas localidades.

Há expectativa para pancadas de chuva que até podem vir com forte intensidade em algumas regiões, mas será uma chuva isolada. Não há previsão de grandes volumes, de uma forma geral no estado.

Já para o início da safra de verão 2022/2023, considerando os meses de setembro, outubro e novembro (Figura 1), o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas ...

Mas é o calor de fevereiro que mais deve chamar atenção no verão de 2023. A previsão é de que a temperatura fique acima média normal em toda a Região Sul, no oeste de Mato Grosso, em quase todo o Mato Grosso do Sul e na maioria das áreas do Sudeste.

Com relação ao regime de chuvas, a média em janeiro, por exemplo, é de 25 dias de precipitação, mas neste ano choveu em 28 dos 31 dias. Em fevereiro, o histórico mostra que, em média, chove em 21 dos 28 dias.

Afinal, por que chove tanto no verão? Porque o ar fica mais quente e com capacidade maior para armazenar umidade – isto é, vapor. Nesse calorão, mais água evapora da superfície terrestre. É assim que as nuvens surgem no céu.

Os desfiles do Carnaval 2023 no Sambódromo do Anhembi e nas ruas de São Paulo devem ser marcados por pancadas de chuva e temperaturas mais frescas, segundo a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura da capital. No domingo (19), a temperatura máxima não deve passar dos 22ºC.

Neste mês de março já começaremos ter mais influência das frentes frias e do ar frio, mas não há previsão de frio intenso ainda. As noites devem ser mais frescas que nos últimos meses, e as frentes frias são mais intensas, já em março e abril.

Historicamente, o trimestre novembro a janeiro costuma ser o mais chuvoso do ano, contudo, a ocorrência de veranicos tem sido recorrente entre os meses de janeiro e fevereiro nos últimos anos.

O primeiro dia de fevereiro, com 40,12 mm, foi o mais chuvoso no Spat em 2023 e nos últimos nove meses. Na comparação entre os últimos meses, este volume é menor apenas que o registrado em 30 de abril de 2022, quando a pluviometria ficou em 46,6 milímetros.

A previsão climática para o verão indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte, principalmente na área norte da região, ainda devido à atuação do fenômeno La Niña e ao padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

A previsão é de que a temperatura fique acima média normal em toda a Região Sul, no oeste de Mato Grosso, em quase todo o Mato Grosso do Sul e na maioria das áreas do Sudeste. O mapa mostra um resumo da tendência da temperatura para o Brasil, resumindo os meses de janeiro, fevereiro e março.