Vai chover em abril de 2022?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

No mês de abril de 2022, as chuvas ficaram acima da média histórica (valores acima de 100%) nas regiões centro-sul e sudeste do estado (Figura 1b), com chuvas acumuladas que variaram entre 90 - 180 mm (Figura 1a).

Em São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 55,2 mm no período de 1 a 26 de abril de 2022. A média de precipitação para São Paulo em abril é de 87 mm. A última frente fria de abril poderá provocar chuva na capital paulista nos dias 29 e 30, mas não há expectativa de chuvas intensas.

Já para o início da safra de verão 2022/2023, considerando os meses de setembro, outubro e novembro (Figura 1), o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas ...

Temperatura Média nos próximos 6 meses
Os resultados do modelo do Inmet para os meses de março e abril de 2022 indicam temperaturas de normal a acima da média para praticamente toda a Região Sul. Esse pode ser um sinal de que ainda não haja formação de geadas no início do outono.

O ar frio de origem polar vai predominar na Região Sul do Brasil durante todo o feriado da Páscoa de 2022. O litoral do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul poderá ter chuva durante o feriado da Páscoa, mas será uma chuva fraca, que não vai trazer problemas e o sol aparece de vez em quando.

O mês de Abril representa o início da estação seca, uma vez que os volumes de precipitação diminuem bastante no Centro-Leste do país, com chuvas ocorrendo de forma mais irregular. Através do mapa da climatologia de precipitação é possível notar que os maiores acumulados passam a se concentrar nos extremos do país.

Números do Cepagri da Unicamp apontam que o mês de dezembro de 2022 já é o mais chuvoso do ano, após ultrapassar os 313mm registrados em janeiro de 2022. Superou, também, a média histórica para o mês que é de 202,8mm. Bruno Bainy, pesquisador do Cepagri da Unicamp, fala sobre esses números.

O segundo mês do verão climático (trimestre dezembro a fevereiro) marca, assim, o auge da estação com muitos dias quentes e chuva principalmente de natureza convectiva, ou seja, associada ao quente e úmido.

A meteorologista afirma que a antecipação do frio, como neste ano, é normal, também em decorrência da atuação da La Niña. Outra onda de baixa temperatura deve ocorrer na metade do mês, mas a mais significativa virá entre o final de abril e o início de maio.

O trimestre do chamado inverno meteorológico de 1º de junho a 31 de agosto está quase no fim e a estação pelo critério astronômico vai até a noite do dia 22 de setembro, quando vai se dar o equinócio da primavera.

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Dezembro e janeiro. Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as chuvas podem ficar “próximas ou acima da média” nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. “Já na Região Sul, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo, a tendência é de chuvas abaixo da média no mesmo período”, complementa.

O Outono no Hemisfério Sul tem início no próximo dia 20 de março de 2022 (domingo) às 12h33min. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, com chuvas mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

ESTAÇÕES DO ANO DE ACORDO COM OS METEOROLOGISTAS
O outono meteorológico começa em 1º de março e inclui os meses de março, abril e maio (MAM) O inverno meteorológico começa em 1º de junho.

O clima é aprazível aqui ao longo de abril. Com 4.9in durante 7 dias, irá experienciar algumas chuvas por a sua viagem. Mas isto é muito moderado e trata-se apenas de aguaceiros temporários.

O feriadão da Semana Santa – que, em alguns locais do Brasil, começa já na quinta-feira (14) – deverá ser de frio e chuva na maior parte do país, segundo o Climatempo, inclusive nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Semana Santa com possibilidade de incursão de uma massa de ar frio e uma Páscoa sem extremos de calor. Já nas regiões Sul e Sudeste, o tempo mais firme pode estar associado à atuação de uma massa de ar frio.

A Sexta-Feira Santa, no próximo dia 15, terá céu nublado a maior parte do dia, com chuva na madrugada e pela manhã. No sábado (16) e no domingo (17), o céu também ficará nublado e, segundo projeção da Climatempo, haverá pancadas de chuva à tarde e à noite no domingo.

Próximos Meses. Em janeiro, fevereiro e março, as chuvas começam a ficar mais regulares em grande parte do Brasil. Em abril começa a diminuir e maio ainda mais, com as chuvas ficando regulares no Sul. Espera-se um ano de muita volatilidade.

Segunda-feira (25): Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 20 °C e 30 °C.