Vai a Roma ou vai a Roma?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O certo é: “Vou a Roma” e “Vou à antiga Roma”. Podemos usar o “macete” do verbo VOLTAR: “Volto DE Roma” e “Volto DA antiga Roma”.

Na realidade deste ditado é bem antigo é e na verdade seus pronuncia era: Quem tem boca, VAIA Roma. Agora, você imagina o por que deste ditado tão forte? A vaia de Roma: A vaia, que se refere no ditado popular, diz sobre o Império Romano na época do Imperador Júlio Cesar.

Originalmente, o provérbio era “Quem tem boca vaia Roma”, com o verbo vaiar, em vez de ir. Isso porque a plebe e os escravos acreditavam que a cidade de Roma merecia vaias por causa de seu imperador, Júlio Cesar, cuja opinião ninguém podia contrariar.

A expressão “Quem tem boca vai a Roma” quer dizer que, perguntando, é possível ir a qualquer lugar do mundo. Porém, a expressão está equivocada, já que a forma original desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma”, no sentido de vaiar os deslizes cometidos pelos imperadores romanos na antiguidade.

4. Quem tem boca vai a roma. Que dizer: Quem se comunica, vai a qualquer lugar.

Vou à ou a antiga Roma? O certo é: “Vou a Roma” e “Vou à antiga Roma”. Podemos usar o “macete” do verbo VOLTAR: “Volto DE Roma” e “Volto DA antiga Roma”.

Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu na Península Itálica, entre 753 a.C. e 476 d.C. Desenvolveu-se a partir da cidade de Roma, fundada pelos latinos no século VIII a.C. A história romana é dividida em três fases: monarquia (753-509 a.C.), república (509-27 a.C.) e império (27 a.C.-476 d.C.).

Nessas situações, é comum utilizarmos um provérbio em inglês que é: “When in Rome, do as the Romans do”, “Quando em Roma, aja como os romanos”. Mas é claro que ela não é utilizada somente para quando alguém vai para Roma, ela vale para qualquer destino.

Quem tem boca vai a Roma”, todos nós , várias vezes na vida escutamos esse famoso ditado. O ditado popular quer dizer que, quem procura acha, quem deseja alcança os seus objetivos. Porque basta perguntar e ir em direção ao destino, ao próprio sonho.

1. Quem não tem cão, caça com gato. Ditado popular que quer dizer, se você não pode fazer algo de uma maneira, se vira e faz de outra; se você não tem os meios de fazer algo de um jeito, improvise; dê seu jeito.

3. Quem pariu mateus que balance. Expressão que vem de 'quem pariu mantém e embale', que expressa a necessidade de compromisso dos responsáveis por seus filhos.

He who laughs last, laughs best. Quem tem boca vai à Roma. Better to ask the way than go astray.

Esse provérbio significa que a voz do povo tem a força, o poder e ainda, carrega a verdade, tal como a voz de Deus.

[Informal] Estar realizada boa parte do esforço ou do trabalho que é preciso fazer para concretizar algo.

1. Em Portugal a expressão allguém está de saída, constituindo uma maneira ofensiva de se despedir. Tchau, Vanessa. vai pela sombra!

Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa.

Em linguagem escrita, a crase é representada pelo acento grave. Exemplo: Vamos à cidade logo depois do almoço. Observe que o verbo ir requer a preposição a e o substantivo cidade pede o artigo a.

Em "vou a Curitiba", não ocorre crase porque o macete mencionado não tem como ser empregado: vou a Curitiba - volto de Curitiba.