Tinha vulcão na Lua?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Confirmado: Lua teve atividade vulcânica mais recente do que se imaginava. Em outubro de 2021, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciência (CAS) concederam uma entrevista coletiva à imprensa local para falar sobre as rochas lunares coletadas pela missão Chang'e-5, as primeiras amostras trazidas à Terra em décadas.

Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo. 3.

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, localizado no Pacífico Sul, causou uma explosão que pôde ser ouvida até nos Estados Unidos, fazendo com que ondas de mais de um metro atingissem a costa de Tonga.

Confirmado: Lua teve atividade vulcânica mais recente do que se imaginava. Em outubro de 2021, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciência (CAS) concederam uma entrevista coletiva à imprensa local para falar sobre as rochas lunares coletadas pela missão Chang'e-5, as primeiras amostras trazidas à Terra em décadas.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Vulcão Amazonas

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Embora hoje o Brasil não abrigue nenhum vulcão ativo, o país possui o vulcão mais antigo do mundo já descoberto. Com 1,89 bilhão de anos, o que sobrou deste antigo vulcão está localizado na região amazônica, especificamente entre os rios Tapajós e Jamanxim.

O maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa, no Havaí, entrou em erupção pela primeira vez em quase 40 anos. O fluxo de lava está contido principalmente no cume, mas os moradores foram colocados em alerta e avisados sobre o risco de queda de cinzas.

Dentro de um vulcão
Envolta por montanhas, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, esconde a origem curiosa. Está localizada em um planalto de formação vulcânica, que surgiu há pelo menos 80 milhões de anos.

Este tipo de vulcão instala-se em fissuras da crosta terrestre em regiões em que a superfície da Terra se encontra recoberta pela água do mar. Embora o conhecimento da topografia dos fundos marinhos seja incompleto, estima-se que possam existir até um milhão de vulcões, sendo que muitos se encontram activos.

Vulcões submarinos são comuns por toda a extensão dos limites entre as placas tectônicas da Terra e representam até 75% da atividade vulcânica em todo o planeta, embora as atividades deles não sejam tão percebidas quanto as de seus "parentes" terrestres.

Prova química na pesquisa da Nasa
A primeira pesquisa foi conduzida pela Nasa, que relatou ter localizado moléculas de água presas em grãos minerais. A descoberta foi feita na face da Lua que recebe a iluminação do Sol e foi apontada como a "prova química" da existência de água na superfície lunar.

Hoje, a Nasa estima que existam cerca de 100 milhões de fragmentos de lixo espacial com mais de um milímetro de diâmetro em diferentes alturas da órbita terrestre.