Tinha sinagoga em Cafarnaum?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

A Bíblia aponta que a Sinagoga era um importante ponto de referência na vila, localizada a poucos metros da Casa de Pedro, mas os cientistas ainda não encontraram referências diretas de que as ruínas são do mesmo templo citado na Bíblia.

Nos tempos bíblicos Cafarnaum era um centro de cobrança de impostos (Marcos 2:1-14). Ali havia também um posto militar romano (Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10). Apesar de ser certo que em Cafarnaum funcionava uma coletoria de impostos, não se sabe ao certo sua área de atuação.

Cafarnaum pertencia a região da Galileia.
Era uma cidade desenvolvida comercialmente, chegando a ter um posto alfandegário onde se recolhiam os impostos (Mateus 9:9). A cidade tinha uma forte presença romana.

Foi na Sinagoga da cidade que o Messias libertou o homem obsediado e realizou o exorcismo de várias pessoas assombradas por espíritos.

1. Templo de culto judaico. 2. Assembleia religiosa de judeus.

O registo mais antigo que se conhece de uma sinagoga data do século III a. C. e é do Egito. Tornou-se também hábito fazer os estudos das Leis nestes locais, pelo que as sinagogas foram proliferando.

“No lugar onde Jesus viveu 30 anos e no lugar onde Nossa Senhora recebeu o anúncio do anjo foram transformados em lugar de oração”, conta o Frei Bruno. Os primeiros cristãos vinham rezar e deixavam inscrições nas pedras e colunas da casa.

Jesus cura homem paralítico em Cafarnaum | Jesus - YouTube.

Cafarnaum, localizada na margem norte do Mar da Galileia, foi o centro do ministério de Jesus na Galileia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Foi um importante e próspero centro de pesca e comércio, onde moravam tanto gentios quanto judeus.

Lugar de tumulto ou de desordem.

Cafarnaum

Cafarnaum deve ser visitada por inúmeros motivos dentre os quais: Jesus lá viveu por um tempo e pregou; a cidade foi destruída porque foi amaldiçoada; a importância, como sítio arqueológico, é indiscutível já que a cidade foi ocupada por diferentes povos; lá encontra-se, acredita-se, a casa de Pedro (ou de sua sogra); ...

Ao curar aquele paralítico, Cristo mostrou a todos que estava debaixo da autoridade e do poder de Deus. Também mostrou como todos eram filhos de Deus e dignos de inclusão social. Enquanto a sociedade e a religião excluía essas pessoas, Jesus abraçava e as tratava com dignidade.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

mulheres, escravos e crianças.

As sinagogas são espaços usados para diversos propósitos além da oração comuni- tária, como, por exemplo, a leitura pública e estudo do Tanakh, a Bíblia Hebraica, em especial, mas não somente o Pentateuco, isto é, a Torá Escrita; no entanto, como já dito, uma sinagoga não é necessária para nenhum elemento do culto ...

É nas sinagogas que os judeus se reúnem para celebrar os seus rituais, fazer orações e leituras da Torá, as escrituras religiosas judaicas.

Judaísmo. Oraç.es judaicas.

Sinagoga Velha-Nova de Praga

Construída por volta de 1270, a Sinagoga Velha-Nova de Praga (República Checa) é a mais antiga sinagoga em atividade do mundo.

Kahal Zur Israel

A primeira sinagoga do Brasil, a Kahal Zur Israel, foi fundada em Recife, quando chegaram ao Brasil os holandeses.

4 12 Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia.

Em João 9:34, lemos que esse homem foi expulso [provavelmente da sinagoga (ver João 9:22)] por defender destemidamente o Salvador.