Tinha sabonete na época de Jesus?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A história do sabão começou milhares de anos antes de Cristo, sendo produzido principalmente pela reação entre cinzas de madeira e soda cáustica. Conheça a história do sabão. Você já imaginou a sua vida sem sabões, sabonetes e detergentes?

As mais conhecidas eram Marselha na França e Savona na Itália, de onde foi originada a palavra Savon e o diminutivo Savonette ou sabonete.

A saboaria é uma arte antiga, que não se sabe ao certo a origem, mas que provavelmente surgiu em 2.800 a.C. na Mongólia. Outra linha sugere que o sabonete tenha surgido em 600 a.C., criado pelos fenícios, que ferviam gordura animal e cinzas para higienizar o corpo.

ESTUDO BÍBLICO 5 O ensino bíblico sobre a higiene
Leia Levítico 11:32-40 e 13:29-59. A necessidade de isolamento e de se lavar são freqüentemente enfatizadas. Mesmo hoje em dia, pode ser difícil distinguir entre diferentes tipos de infecção e é melhor não correr riscos.

Leia Deuteronômio 28:12 e Salmo 65:9. Limpeza Será que Deus se importa com nossa higiene física? "Purifiquemo-nos de tudo que contamina o corpo e o espírito." — 2 Coríntios 7:1, Nova Versão Internacional. O QUE A BÍBLIA DIZ Nosso Criador nos ama e quer que tenhamos boa saúde e uma vida longa e produtiva.

Sabia que o sabonete mais antigo do mundo, o verdadeiro sabonete de Alepo, também é ótimo para cuidar do cabelo?!

Produção básica do sabão e glicerina. Assim, os primeiros sabões eram misturas de gorduras de animais (sebo), como o material graxo, com as cinzas de madeiras, que possuem substâncias alcalinas. Se não houvesse cinzas, evaporavam-se as águas de rios que costumavam ser alcalinas, como as águas do rio Nilo, no Egito.

Podemos definir que o sabão é um produto bruto, mais alcalino e mais puro utilizado em limpezas 'pesadas' mais difíceis. Já o sabonete é um produto mais 'leve', mais suave, pouco cáustico, destinado a uso de higiene pessoal.

Na Antiguidade, a ausência de redes encanadas e esgotos era suprida com a utilização de copos e bacias que permitiam a realização do banho. Geralmente, as pessoas se sentavam em uma cadeira enquanto despejavam pequenas porções de água nos lugares a serem higienizados.

Espátulas e pedras substituíam o sabão nos banhos das populações da Grécia Antiga, sendo usual que, dependendo da classe social, o indivíduo usasse alguns óleos para facilitar a retirada de quaisquer sujeiras da pele ou a higienizasse tão somente por meio da fricção.

5 – Papel Higiênico
O papel higiênico só foi criado no final do século 19. Antes disso, a higiene era feita com o que tinha disponível ao alcance das mãos ou a própria mão. Os ricos podiam usar pedaços de tecido feito de linho limpos, enquanto os pobres usavam (além da mão) ?? trapos velhos, musgo e folhas.

Consta que o sabonete mais antigo, que é comercializado até hoje, é o Lux, cuja primeira fabricação data de 1925. No Brasil, ele chegou em 1932, com o nome de Lever, empresa que o fabricava.

O sabão em barra, como vemos hoje, na sua versão sólida, é oriunda do século VII depois de Cristo, quando o processo de saponificação foi inventado pelos árabes. Este processo era obtido a partir da fervura da soda cáustica com gordura animal e óleos vegetais.

Dove: ideia genuína que prosperou
A nossa história começa em 1957, nos EUA, quando o sabonete Dove foi efetivamente lançado pela Lever Brothers, que futuramente se tornaria a gigante Unilever.

O que fazia os judeus serem menos suscetíveis a doenças era uma recomendação religiosa que seguiam: lavar as mãos antes das refeições e tomar banho ao menos uma vez por semana.

Os hebreus, como os egípcios não conheciam o sabão. Então, em vez de usar uma argila e sabão rico em potássio. O problema era que esta substância pele muito irritada; assim também preferiu óleos e pomadas feitas com aloe, canela, tuberosa, açafrão e mirra.

Segundo a lei judaica, as mulheres são impuras depois do período e por isso não podem ter relações sexuais sem antes passarem pelo ritual do mikveh - um banho ritual realizado numa pequena piscina cheia de água da chuva situada geralmente numa sinagoga ou centro religioso.

O Élder Robert D. Hales testifica que o Espírito não habita em templos impuros (Helamã 4:23–26).

Entre os antigos egípcios é onde encontramos os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo. Não por acaso, eles tomavam cerca de três banhos em um só dia.

É suficiente isto para que o corpo mereça cuidado... O nosso corpo é para ser glória para Deus, deve ser cuidado da melhor forma. Se é para a Glória de Deus, o nosso corpo deve ser saudável. Na verdade, a Bíblia é clara ao dizer que nós devemos cuidar bem dos nossos corpos (1 Coríntios 6:19-20).