Tinha que ter pego ou pegado?

Perguntado por: nzagalo5 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.

Pego, com a vogal e aberta, é forma do verbo pegar (eu pego)".

As duas palavras são particípios passados do verbo “pagar”, ou seja, indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e podem ser identificados pela terminação -ADO e –IDO, sendo “pagado” o particípio regular, e “pago” o particípio irregular.

No masculino ou feminino como adjetivo, "pegado/pegada", significa estar ocupado e comprometido em finalizar o trabalho.

O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”

Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem forma plena (chegado), e não a forma contrata (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado.

Calma, não se desespere. Eu vou explicar: o particípio de falar é FALADO. Não é FALO. A frase correta é, portanto, EU TINHA FALADO.

O professor Pasquale fala sobre as diferentes pronúncias de 'pego', particípio passado do verbo 'pegar'. Segundo ele, a grafia antiga previa acento circunflexo, favorecendo 'pêgo'; contudo, o acento caiu. Hoje, na linguagem oral, a pronúncia varia de região para região, e os dois modos são aceitos.

PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).

1 abismo, pélago, sorvedouro, voragem.

1. Fazer aderir, colar, unir. 2. Agarrar, segurar.

Que foi pego com as mãos: 2 pego, pegado, colhido, recolhido, catado, buscado, recoltado. Que foi segurado com as mãos: 3 segurado, seguro, agarrado, amparado, retido.

Ganho e ganhado são duas formas corretas do particípio do verbo ganhar. Assim, é correto dizer: ter ganho ou ter ganhado, tinha ganho ou tinha ganhado, tivesse ganho ou tivesse ganhado,... Ganhar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio: uma forma regular e outra irregular.

Quando usar um e outro? Ganhado se usa com os auxiliares ter e haver:tinha ganhado, havia ganhado. Ganho tem a vez com ser e estar: é ganho, está ganho. Modernamente, há forte preferência pelo emprego de ganho com todos os auxiliares: tem ganho, havia ganho, foi ganho, estava ganho.

O verbo "fazer", por exemplo, tem um só particípio. Não se diz "Eu tinha fazido a comida", e sim "eu tinha feito a comida".

Conjugação do verbo: pegar

  1. Presente. eu. pego. tu. pegas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. pegava. tu. pegavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. pegarei. tu. pegarás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. pegue. que tu. pegues. ...
  5. Futuro. se eu. pegar. se tu. pegares. ...
  6. Pessoal. eu. pegar. tu. pegares. ...
  7. eu. pegaria. tu. pegarias. ele/ ela/ você

O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita.

Continuar lendo Foi pego ou foi pego?