Tinha pegado tempo verbal?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

pegar

eutinha pegado
tutinhas pegado
ele, ela, vocêtinha pegado
nóstínhamos pegado
vóstínheis pegado

Podemos empregar pegado com qualquer verbo auxiliar: ter, haver ou ser. Exemplos não faltam: Meu vizinho tinha pegado um belo matrinxã.

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

Indicativo

  1. Presente. eupego. tupegas. elepega. nóspegamos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eupegava. tupegavas. elepegava. nóspegávamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eupeguei. tupegaste. elepegou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupegara. tupegaras. elepegara. ...
  5. Futuro do Presente. eupegarei. tupegarás. elepegará ...
  6. Futuro do Pretérito. eupegaria. tupegarias. elepegaria.

PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).

1ª) Com TER e HAVER, usamos o PARTICÍPIO REGULAR. Então, dizemos: “Ana já TINHA (ou HAVIA) LIMPADO a sala”; “Eu TINHA (ou HAVIA) IMPRIMIDO o texto todo”.

Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo
Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado. Nós já tínhamos terminado de resolver o problema quando a policia chegou. Eu já tinha dito isso antes.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

estar muito pegado a uma pessoa
Ser muito da sua intimidade.

Gíria marinheira para pessoa com problema. Aquele rapaz está todo pegado.

Expressão usada quando algo está colado, junto, preso, unido.

verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança. Possuir a autoridade ou o domínio sobre: tinha um povo.

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado.

ter

  1. Presente. eu. tenho. tu. tens. ele/ ela/ você tem. nós. temos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. tive. tiveste. teve. tivemos. tivestes. tiveram.
  3. Pretérito Imperfeito. eu. tinha. tinhas. tinha. tínhamos. tínheis. tinham.
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. tivera. tiveras. tivera. tivéramos. tivéreis. tiveram.
  5. Futuro. eu. terei. terás. terá teremos. tereis. terão.

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala). Os modos verbais indicam como a ação do verbo pode se realizar.