Tinha Megalodon no Brasil?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Também são bastante comuns na costa do Marrocos e em partes da Austrália. No Brasil ainda não se tem notícia de nenhum achado do tipo.

Este animal pertence a uma linhagem que se acreditava estava extinta havia 65 milhões de anos. Contudo, a espécie é bem menor (com até 1,8 m) e é adaptada a viver em águas profundas. Carvalho afirma que é difícil acreditar na existência de um megalodon vivo.

O megalodonte habitava uma ampla gama de ambientes marinhos (isto é, águas costeiras rasas, áreas de ressurgência costeira, lagunas costeiras pantanosas, litorais arenosos e ambientes de águas profundas costeiras) e exibia um estilo de vida transitório.

Tubarão-tigre é capturado no sul da Bahia; sobrepesca pode causar risco à espécie, explica biólogo | Bahia | G1.

Após novas analises, os pesquisadores agora estão propondo que essa enorme criatura marinha possa ter sido morta por ninguém menos que o grande tubarão branco moderno (Carcharodon carcharias).

Um estudo dos dentes de fósseis desse gigante dos oceanos indica que ele precisava competir por alimentos com outro predador feroz, o grande tubarão-branco. E a batalha pela redução da quantidade de baleias e outras presas pode ter levado o megalodonte à extinção, três milhões de anos atrás.

Não possui um nome oficial em português, mas pode ser chamado de Tubarão-lanterna-anão. Tem esse nome devido a seu tamanho e porque possui órgãos frontais emissores de luz, provavelmente utilizados para caça, reprodução e orientação.

O Brasil ocupa um preocupante quarto lugar, com 110 casos (veja o quadro). Em sua grande maioria, as ocorrências foram no litoral pernambucano (61). Na Praia de Boa Viagem, no Recife, as placas alertam: “Perigo: animais marinhos”.

Quanto aos gigantes répteis pré-históricos que habitavam nosso planeta milhões de anos atrás, os cientistas afirmam que não seria possível trazê-los de volta.

O maior dente de megalodon encontrado no estado da Carolina do Sul, com cerca de 16,5 cm, foi vendido em um leilão em 2019 por US$ 2,6 mil (aproximadamente R$ 14,5 mil), mais de cinco vezes o valor esperado. "O dente tem só uma marca na lateral, mas é normal.

E, considerando a escassez de animais grandes para sustentá-lo no fundo do mar, o animal poderia se parecer com um tubarão adormecido.

Os megalodontes, como é possível perceber, foram grandes predadores, porém, esses gigantescos tubarões não possuíam predadores naturais. Como eles interagiam em diferentes comunidades, sua extinção provavelmente afetou muitos ecossistemas, uma vez que esses animais eram os principais predadores desses ambientes.

O megalodonte (Otodus megalodon) era um tubarão com dentes enormes, que perambulava pelos oceanos entre 3 e 22 milhões de anos atrás. Seu nome significa "dente grande". Três vezes maior que o grande tubarão-branco, o megalodonte podia crescer até 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas.

O megalodonte (Otodus megalodon) foi um tubarão gigante que viveu entre 3 e 22 milhões de anos atrás.

São raros os tubarões que vivem em água doce. Em todo o planeta, poucas espécies se encontram nessas águas, como em lagos e rios. Devido à falta de salinidade da água doce, é extremamente difícil para os tubarões que se desenvolveram em água salgada se adaptarem à água doce.

Vinham da Barra da Tijuca, Recreio, Grumari… Já recebemos amostras até de Copacabana. E passamos a entender melhor quais espécies estão por aqui. O tubarão martelo, por exemplo, é disparado o mais encontrado: representa cerca de 90% de tudo o que recebemos até hoje”, conta.

Notícias relacionadas. O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.

Britânica.com, 'os maiores indivíduos mediam, até mesmo, 18 metros cerca de três vezes o tamanho dos maiores tubarões'. Finalmente, hoje, os maiores peixes são tubarões-baleia. Além disso, para rivalizar com megalodon, ao seu tempo, só havia o cachalote pré-histórico.

Um menino de seis anos encontrou um dente de tubarão que pertenceu a um Megalodon pré-histórico gigante e que pode ter até 20 milhões de anos. Sammy Shelton encontrou o dente de 10 cm de comprimento na praia de Bawdsey, em Suffolk, no sul da Inglaterra.

A maioria dos mosasaurs não conseguiu completar Megalodon no que diz respeito ao tamanho, mas os maiores restos de Mosasaurus hofffmanni colocar estimativas de seu comprimento, de 59 pés, o que corresponde à estimativa de comprimento para Megalodon, então, pelo menos, os concorrentes são bastante acompanhado de ...