Tinha gelo na Roma antiga?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Na Antiga Roma, existiam poços para o gelo e a neve, trazidos dos montes pelos escravos. Nas ruínas de Pompeia, há vestígios que nos fazem supor em lojas onde o gelo era vendido (proveniente do Vesúvio) triturado e adocicado com mel.

O gelo para os dois estabelecimentos cariocas vinha dos Estados Unidos em cubos ou lascas, cuidadosamente embalado em serragem e localizado na parte mais fria dos porões dos navios. Desembarcado, logo era transportado para covas fundas, as chamadas casas de gelo, mantidas sob a terra ainda coberto por serragem.

Como Saladino toma água com gelo no deserto. Grandes barras de gelo eram cortadas e transportadas até as casas de gelo e armazenadas como blocos sobre blocos, mantendo o ambiente super gelado retardando a diluição por um período longo de tempo.

A água se congelava pela ação do frio extremo da noite. Tinha assim, o gelo. Cleópatra enchia de neve pequenas valas escavadas nos jardins de seu palácio real e nelas depositava jarros cheios de água, o líquido se transformava em gelo com o frio da noite.

Até dois séculos atrás, o gelo era apenas um efeito colateral infeliz do inverno. Mas no início de 1800, um homem viu cifrões em lagoas congeladas. Frederic Tudor não apenas apresentou ao mundo copos de água gelada em dias quentes de verão, como também criou uma sede que as pessoas nunca perceberam que tinham.

A versão mais contada por historiadores, diz que o rascunho do que conhecemos hoje como gelato foi criado há mais de 3 mil anos na China, e trazido para o ocidente por Marco Polo. Nessa época, fazia-se uma mistura de pasta de leite de arroz e neve.

Porém, os primeiros refrigeradores para uso doméstico foram criados apenas na década de 1910. Arthur Miller, em sua autobiografia, relembra uma ocupação perdida no tempo – a do homem do gelo. Eles usavam “coletes de couro e um pedaço de pano de saco molhado pendurado no ombro direito”.

Durante séculos o gelo tinha sido feito com água fervida para expelir o ar, depois coletando a evaporação em panos molhados; a evaporação fazia o gelo nas noites frias do inverno. Índias Orientais a formação artificial do gelo natural foi durante muito tempo o único meio de esfriamento de bebidas e alimentos.

Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos. No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha, não levava leite e geralmente era feito com neve, suco de frutas e mel.

No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo. Em 1834, o navio americano Madagascar, vindo de Boston, aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos.

Fundador da dinastia abássia do Egito, o líder islâmico era reconhecido, mesmo pelos inimigos, por sua vasta cultura e educação. Quando aniquilou o exército cruzado na Galiléia, capturou lascas da "verdadeira cruz" de Jesus, relíquia carregada pelo comandante cristão, Guy de Lusignan.

Ao atingir a temperatura de 0 grau Celsius, a água em estado líquido passa para o estado sólido. Ou seja, ela vira gelo! É o que acontece quando colocamos água em temperatura ambiente no congelador.

Durante o inverno, a água congelava durante a noite, e o gelo era estocado em uma sala subterrânea, protegida por um domo, com paredes de até 2,5 metros de espessura, coberto por uma mistura de areia, argila, clara de ovo, pelo de cabra, cinzas e cal. O resultado era um isolamento térmico quase perfeito.

A história das bebidas geladas remonta à Antiguidade. Romanos e indianos, na era de seus impérios, utilizavam o gelo nas bebidas. Mas foi o inovador comércio de "água congelada", saindo da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, para a Índia, em meados do século XIX que popularizou o gelo.

7 de dezembro de 1926

A empresa norte-americana Servel registrou a patente de invenção de uma geladeira doméstica em 7 de dezembro de 1926 e a apresentou ao mercado poucos dias depois. Funcionando a gás, silencioso e funcional, o aparelho foi planejado e construído pelos estudantes suecos Carl Munters e Baltzar Von Platen.

Quaternário

A Terra já passou por várias eras glaciais durante os 26 mil últimos anos, no período geológico denominado Quaternário. O período glacial mais recente começou 21 mil anos atrás e terminou 11,5 mil anos atrás, quando houve grande extinção de animais da crosta terrestre.

Acredita-se que diversos fatores são importantes, entre eles: a composição da atmosfera; mudanças na órbita da Terra em torno do Sol conhecidas como ciclos de Milankovitch (e possivelmente a órbita do Sol em torno da galáxia); o movimento das placas tectônicas; variações da atividade solar; e o vulcanismo.

Manfred

Manfred, mais conhecido como Manny é o principal protagonista da franquia A Era do Gelo.

Ao norte do rio Doce, que corta Minas Gerais e Espírito Santo, teria havido aumentos recorrentes e significativos de pluviosidade ao longo da chamada Era do Gelo.