Tinha é substantivo ou adjetivo?

Perguntado por: osampaio3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

substantivo feminino [Medicina] Doença de pele que ataca os pelos e o couro cabeludo, contagiosa e provocada por fungos parasitas, é capaz de ocasionar a queda parcial do cabelo (alopecia); porrigem. [Figurado] Qualquer defeito; mácula. Etimologia (origem da palavra tinha).

tinha é um substantivo feminino.

Tinha é uma infecção fúngica comum da pele ou das unhas. Tinha não tem nada a ver com vermes. Mas a erupção cutânea que ela causa pode ser em forma de anel. Portanto, a infecção é chamada de “ringworm” em inglês.

Dependendo da forma como uma palavra é usada na oração, ela pode desempenhar a função de substantivo ou a função de adjetivo. É substantivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto.

Substantivação em verbos
O verbo expresso no infinitivo se transforma em substantivo, tendo em vista um contexto específico. Exemplos: O andar de Regina era triste. O amar é essencial numa sociedade.

Confira os exemplos: Menina (substantivo) bonita (adjetivo) Casa (substantivo) velha (adjetivo) Homem (substantivo) antiquado (adjetivo)

Ou seja, sem sujeito, e sem conjugação, e utilizamos sempre a forma tinha. Agora, se você vê um sujeito antes do verbo, você deve sempre conjugar o verbo de acordo com o sujeito, e após ele, deve escrever tinha, e após eles, deve escrever tinham.

O verbo "tinha" pode ser substituído corretamente por: havia ou existia.

Exemplos de substantivos comuns

  • Pessoas. Homem. Mulher. Criança. Amigo. Colega.
  • Animais. Cachorro. Gato. Cavalo. Formiga. Tubarão.
  • Plantas. Camomila. Jasmim. Erva-doce. Orquídea. Palmeira.
  • Frutas. Banana. Maçã Laranja. Abacaxi. Goiaba.
  • Objetos. Mesa. Cadeira. Bicicleta. Computador. Microfone.
  • Lugares. Bairro. Cidade. Município. Estado. Praia.
  • Fenômenos.

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.

Os tipos de adjetivos
Adjetivo Simples - apresenta somente um radical. Exemplos: pobre, magro, triste, lindo, bonito. Adjetivo Composto - apresenta mais de um radical. Exemplos: luso-brasileiro, superinteressante, rosa-claro, amarelo-ouro.

Sido: significado
A forma correta de se escrever essa palavra é com “s”, sido. “Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio. Este é um verbo bastante irregular, sendo utilizado em vários contextos diferentes e para uma infinidade de funções.

Quando usar o subjuntivo
O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.

Esta regra vale para todos os verbos derivados de TER: CONTER, MANTER, DETER, RETER, OBTER, ABSTER-SE...

O que são os substantivos? Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, ideias, etc. São flexionados em gênero, número e grau e classificados por tipos, por exemplo: substantivo comum, coletivo e próprio.

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Substantivos são palavras responsáveis por nomear as coisas e podem ser divididos em comum ou próprio, primitivo ou derivado, simples ou composto, abstrato ou concreto.

substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa, recusa: conseguiu um não como conselho. Etimologia (origem da palavra não). A palavra não deriva do latim "non", que significa negação, partícula negativa, por oposição ao sim.