Tinha doença resumo?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Tinha do couro cabeludo é infecção da pele e cabelos dessa área, causada pelos dermatófitos do gênero Microsporum e Trichophyton. Acomete preferencialmente crianças pré-escolares e escolares, devido ao maior contato com fontes de infecção.

MODO DE TRANSMISSÃO DA TINHA DO CORPO
Contatos com animais e pessoa a pessoa por contato direto ou indireto através de objetos contaminados.

Manter áreas da pele seca, principalmente as dobras (axilas, pescoço, virilha), pois os fungos se desenvolvem mais facilmente em áreas úmidas e quentes do corpo. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como roupas intimas, escovas cabelos e toalhas; manter boas condições de higiene, nutricionais e de saúde.

As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

Os mais comuns são: dermatofitose do corpo (Tinea corporis), dermatofitose dos pés (Tinea pedis), dermatofitose ungueal ou onicomicose, dermatofitose do couro cabeludo (Tinea capitis), dermatofitose das dobras da virilha (Tinea cruris) e nas dobras dos pés (vulgarmente chamada de pé de atleta).

Tratamento de tinea do couro cabeludo
Nos adultos, o tratamento de tinea capitis é com o medicamento antimicótico terbinafina ou itraconazol administrado por via oral. A duração do tratamento depende do medicamento utilizado. Xampu de sulfeto de selênio também é, às vezes, utilizado em adultos.

Tratamento de tinea corporal
Nessas pessoas, a terapia mais eficaz é com medicamento antimicótico, como o itraconazol ou a terbinafina, administrado por via oral por 2 a 3 semanas.

Tratamento da impinge
Dessa forma, geralmente são indicados cremes e pomadas para regiões do corpo com poucas lesões. Então, o tratamento dura entre dias ou poucas semanas. Em quadros mais graves, é preciso tratar com medicamentos e ou também combinar os cremes e pomadas com o remédio.

Na maioria dos casos, o tratamento inicial é com antifúngico tópico (como miconazol, clotrimazol, itraconazol, terbinafina ou ciclopirox olamina) 2 vezes ao dia por 1 a 3 semanas. O tempo de tratamento varia conforme a resolução da infecção.

Dermatofitose (tinha) da unha
É causada principalmente pelo fungo T. rubrum e corresponde a uma das formas de micose das unhas (onicomicose).

As infecções causadas por dermatófitos também são chamadas de tinha ou tinea. Os sintomas das dermatofitoses incluem erupções, escamação e coceira.

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

Trate a micose de virilha assim que perceber os sintomas para impedir que a infecção se espalhe. Caso contrário, a infecção pode durar meses. Você pode tratá-la com eficácia em casa usando medicamentos antifúngicos de venda livre na forma de um creme para micose de virilha.

Algumas opções eficazes de pomadas ou cremes incluem:

  • Clotrimazol.
  • Cetoconazol.
  • Econazol.
  • Miconazol.
  • Oxiconazol.
  • Terbinafina.
  • Ciclopirox.