Tinha álcool na época de Jesus?

Perguntado por: eneves7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda”. O vinho é uma bebida muito mais antiga que a chegada do Messias na terra, cerca de 4.000 a.C.. Quando nasceu Jesus, as bebidas mais seguras da época eram o vinho e a cerveja, por conta da contaminação da água.

Existem várias evidências históricas e arqueológicas que sugerem que os vinhos produzidos na região da Palestina naquela época eram produzidos de forma natural, sem conservantes. Por exemplo, o vinho era frequentemente misturado com água para reduzir o teor alcoólico, tornando-o mais suave e mais fácil de beber.

É o vinho novo e, por isso, diz Jesus: "Ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho e os odres. Deita-se vinho novo em odres novos."

A fermentação começa dentro de seis horas após a maceração, enquanto o sumo ainda se acha nos tanques, e lentamente se processa por um período de vários meses. O teor alcoólico dos vinhos naturais varia de 8 a 16 por cento do volume, mas pode ser aumentado pela adição posterior de álcool.

Gênesis 9:21-23 NTLH
Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca.

A resposta da Bíblia. Tomar bebidas alcoólicas com moderação não é pecado. A Bíblia diz que o vinho é um presente de Deus, algo que pode tornar a vida mais alegre. ( Salmo 104:14, 15; Eclesiastes 3:13; 9:7) Ela também reconhece que o vinho é bom para a saúde.

Jesus só não tomou cerveja porque não era cultural na região onde ele viveu. Mas se fosse, com certeza beberia. Só é pecado se bebermos em excesso”, explicou o padre Ricardo Nunes, da igreja de São Jorge de Belford Roxo.

Igreja Gabola, na África do Sul, permite o consume de grandes quantidades de álcool durante os cultos.

Sua característica é ser doce, rico e escuro, parecido com os que eram apreciados na Terra Santa. A indicação de que o vinho era intenso aparece na literatura que sobreviveu a esta época, que conta que a bebida presente na Transjordânia era tão forte que "induzia o corpo a pecar".

Todo o processo de produção dos Vinhos Kosher deve ser empreendido apenas por judeus. Apenas os judeus podem colher as uvas e manejar os equipamentos utilizados na produção dos vinhos, desde a vinificação até o envelhecimento. Após o engarrafamento, o vinho é selado e autenticado como kosher.

Tempranillo

O vinho sem álcool Tempranillo La Dorni é o primeiro varietal sem álcool nacional, possuindo aromas, corpo e sabor surpreendentes.

Na Bíblia, encontramos muitas referências à videira, à uva e ao vinho. Relacionadas à terra prometida, as uvas simbolizam as promessas de Deus (Nm 13.23).

O Vinho também aparece na Bíblia como símbolo da alegria e abundância (Salmos 104:14-15), como um elemento confortante (Provérbios 31:6) e até curativo (1 Timóteo 5:23). Foi um dos elementos utilizados no primeiro sinal milagroso de Jesus (João 2:1-11).

Paulo aconselhou Timotéo a tomar "um pouco de vinho" - O Cristao e a Bebida Alcoolica. Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho (oinos), por causa do seu estômago e das suas freqüentes enfermidades.

E Jesus, depois que sua mãe lhe pede ajuda, transforma 600 litros de água em vinho da melhor qualidade (são seis potes de pedra nos quais cabem de 80 a 120 litros de água. Aos nossos olhos, parece que desta vez Jesus exagerou – ou, para muitos, nem deveria ter feito tal milagre.

Além de se abster da carne vermelha, os católicos costumam não beber álcool neste dia. Então, se você é católico e quer saber se poder beber na sexta-feira santa, a resposta é: não. Em 2021, as datas comemorativas acontecerão entre os dias 2 e 4 de abril.

Jesus transformou água em vinho em uma festa de casamento, o primeiro milagre registrado que Ele realizou durante Seu ministério terreno. O objetivo desta lição é ajudá-lo a aumentar sua fé em Jesus Cristo ao estudar esse milagre e identificar verdades sobre o poder e o caráter do Salvador.

Um dos projetos dele parece ter sido plantar uma vinha – a planta que produz uvas – que segundo os georgianos era a casta chamada Rkatsiteli. E provavelmente ele teria feito um suco desta uva, que sem querer entrou em processo de fermentação virando um “suco alcoólico” … Noé acabou bebendo e se embriagou, claro!

O que a Bíblia nos diz sobre a embriaguez de Noé? Noé plantou uma vinha e ficou bêbado depois de beber um pouco de vinho. Ele estava dentro de sua tenda, desmaiado e nu. Seu filho mais novo, Cam, o viu nu e contou a seus dois irmãos.