Tinha abrido está certo?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A forma correta é 'aberto'.

A forma correta é escrito. A palavra escrevido não existe e não deve ser usada como particípio do verbo “escrever”. Neste artigo, vamos mostrar por que a primeira forma é a única certa. Vejamos!

Segundo a dra. Conceição Saraiva, o verbo abrir tem apenas um particípio passado — aberto.

Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem forma plena (chegado), e não a forma contrata (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado.

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

O particípio passado de dizer é dito e só esta forma é a correcta. "Dizido" é uma forma que ocorre só na linguagem infantil ou na de pessoas que começaram a aprender português como segunda língua.

Salvo e salvado são duas formas corretas do particípio do verbo salvar.

“TINHA IMPRESSO” OU “TINHA IMPRIMIDO”? Quando usamos o verbo TER ou HAVER, o verbo IMPRIMIR fica em sua forma mais longa, como em “Eu já havia imprimido”. Nos outros casos, ele fica em sua forma mais curta, como em “Os documentos estão impressos”, “Os livros foram impressos com sucesso” etc.

2 «Se tivesse acertado na lotaria, eu tinha ficado/ teria ficado milionário.» A frase está, portanto, correcta.

Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham. Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram.

A forma correta é feito. A palavra fazido não existe na língua portuguesa e, por isso, não deve ser utilizada.

  1. Presente do Indicativo. eu abro. tu abres. ele abre. ...
  2. Pretérito Imperfeito do Indicativo. eu abria. tu abrias. ...
  3. Pretérito Perfeito do Indicativo. eu abri. tu abriste. ...
  4. Mais-que-perfeito do Indicativo. eu abrira. tu abriras. ...
  5. Futuro do Pretérito do Indicativo. eu abriria. tu abririas. ...
  6. Futuro do Presente do Indicativo. eu abrirei. tu abrirás.

"Ele tinha ENTREGUE ou ENTREGADO os documentos"? O certo é "TINHA ENTREGADO". Quando o verbo apresenta dois particípios (=verbos abundantes), a regra é a seguinte: a) Com o verbo auxiliar TER (ou HAVER), devemos usar a forma regular (=com terminação "-ado" ou "-ido").

Recentemente, por um efeito de contágio, muita gente tem usado formas como “tinha mando” e “tinha canso”, quando o correto seria: “tinha mandado” e “tinha cansado”. Aliás, com particípios regulares, use sempre os verbos ter e haver: “tinha mandado”, “tinha cansado”, “havia pagado”.

Incorreto: ele tinha chego atrasado. Correto: ele tinha chegado atrasado.

Ganho e ganhado são duas formas corretas do particípio do verbo ganhar. Assim, é correto dizer: ter ganho ou ter ganhado, tinha ganho ou tinha ganhado, tivesse ganho ou tivesse ganhado,... Ganhar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio: uma forma regular e outra irregular.

Então, todas as vezes que houver a necessidade de retomar um antecedente, use “que” e não “de”. Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”.

As duas formas podem estar corretas, em função do contexto.
Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta. Entregue utiliza-se com os verbos auxiliares ser e estar : – A proposta está entregue.