Teve escravidão na Inglaterra?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Em 1833 o Reino Unido havia extinguido a escravidão em suas colônias, dando compensações para os senhores mas não para os escravizados. O império começou também a fazer pressão diplomática para que a escravidão fosse abolida no Brasil.

Nesse "comércio triangular", navios partiam do Reino Unido carregados de mercadorias, que eram trocadas nas costas da África Ocidental por escravos capturados por governantes locais. Após cruzar o Atlântico, esses africanos escravizados eram obrigados a trabalhar em plantações.

O comércio britânico de escravos começou em 1562, durante o reinado de Elizabeth I, quando John Hawkins chefiou a primeira expedição escravagista.

A monarca britânica fez várias viagens a África durante os 70 anos de reinado, visitando cerca de 20 países em todo o continente.

A repressão ao tráfico transformou-se em política de Estado para o governo britânico. Interessava à Inglaterra defender seus interesses comerciais no mercado internacional de açúcar onde ela disputava com o Brasil e Cuba cujas produções eram feitas com mão de obra escrava.

A abolição da escravidão por lá se deu em 1833, tendo sido sancionada no parlamento e estabelecida em todo o Império, entretanto, já em 1807 o Parlamento aprovou o Abolition Act, que proibia o tráfico de escravos na Inglaterra.

1833

Em 1833, a Inglaterra aboliu a escravidão em suas colônias na América, mas a transição gradual dessa abolição fez com que ela se estendesse até 1840.

As chances da abolição tornaram-se mais favoráveis quando William Grenville - extremamente simpático à causa - tornou-se primeiro-ministro. No cargo, apresentou o projeto de abolição do comércio de escravos em 2 de janeiro de 1807, na Câmara dos Lordes.

O comércio britânico de escravizados começou em 1562, durante o reinado de Elizabeth I. Os britânicos dominaram o tráfico de pessoas no Caribe estendendo-o depois às 13 colônias inglesas na América do Norte.

O Brasil é o país que mais traficou escravos entre os séculos 15 e 16, passando dos 5 milhões de pessoas. Também pode-se destacar a Grã-Bretanha, responsável por traficar 3,2 milhões de africanos, e a colônia espanhola no Uruguai, com cerca de 1 milhão de indivíduos escravizados.

Haiti

Ou seja: conhecer a história da Revolução do Haiti (1791 – 1825). Foi o primeiro país a abolir a escravidão e o segundo a proclamar a Independência nas Américas. Tornou-se o único caso na história da humanidade em que uma insurreição de escravos destruiu a sociedade vigente e gerou uma nação.

A princípio a Inglaterra agiu buscando restringir as áreas de atuação do tráfico que entendia ser ilícito. A emancipação política do Brasil fez a Inglaterra, mediadora na questão do reconhecimento, tomar uma série de medidas restritivas ao tráfico negreiro.

Brasil

'O Brasil foi o ultimo país do Ocidente a abolir a escravidão. Às vezes as pessoas falam que foi o último das Américas, mas ...

O apogeu do tráfico negreiro foi atingido no século XVIII, com a crescente demanda de produtos tropicais na Europa. Entre 1781 e 1790, importaram-se mais de 80.000 escravos por ano, estando envolvidos no tráfico ingleses, franceses, espanhóis, portugueses, holandeses e dinamarqueses.

Isabel II do Reino Unido, ao longo de seu extenso reinado, governou sobre um total de 32 nações independentes desde sua ascensão ao trono em 1952.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).

A rainha na Índia
Elizabeth II visitou o país em 1961, 1983 e 1997. A monarca seguiu protocolos comuns a muitos visitantes chefes de estado no passado, como andar e posar com elefantes, tirar fotos com um tigre morto - por seu marido - em uma caçada e acenar para o povo de um conversível.

O país foi o último da América Latina a terminar com o sistema escravista; rentabilidade do trabalho escravo seria o principal motivo da abolição tardia.

A Inglaterra, que não fazia parte da Santa Aliança, e que desejava garantir seus privilégios comerciais e políticos no Brasil, foi a grande intermediária junto às demais nações para o reconhecimento externo da nossa independência.

princesa Isabel

Em 13 de maio de 1888, após seis dias de debate no Congresso, foi assinada pela princesa Isabel a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, sendo o último país da América Latina a abolir a escravatura.

Os britânicos foram pioneiros na abolição da escravidão e na proibição do tráfico negreiro devido à conscientização sobre os Direitos Humanos que surgia no continente europeu, tendo sido fundamentais para a criação de sanções como a Lei Eusébio de Queiroz que limitou consideravelmente esse comércio para a América ...