Teve alta ou Auta?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Alta médica ou auta médica, qual utilizar? Segundo as regras gramaticais da língua portuguesa a qual utilizamos hoje em dia, o correto é alta médica hospitalar, e não auta médica. Portanto, ao se referir a um paciente que teve sua “estadia” no hospital encerrada, falamos “o paciente teve alta médica”.

A alta médica é a conclusão do tratamento do paciente, presumindo a cura. Em outras palavras, uma vez que o paciente tenha se curado de sua lesão ou doença, ele recebe alta do atendimento.

A expressão dar alta ou ter alta, em contexto médico, significa que o doente tem ordem do médico para sair do hospital porque está convalescente ou restabelecido, ou seja, a pessoa volta a pertencer ao número dos que vivem cá fora, dos que estão mais ou menos bem, dos que voltam ao serviço.

1 elevação, aumento, encarecimento, subida.

A palavra usada para dizer ALTA HOSPITALAR em inglês é DISCHARGE.

Alta do paciente em serviços de saúde:
A alta deve ser assinada pelo médico responsável em um prontuário específico de alta. Caso isso não aconteça, a enfermagem não poderá executar procedimentos de alta nem liberar paciente do atendimento.

TIPOS DE ALTA

  1. Por objetivos atingidos. ...
  2. Por objetivos parcialmente atingidos. ...
  3. Por objetivos não atingidos. ...
  4. Por intercorrência. ...
  5. Alta a Pedido.

Só o médico responsável pelo caso/paciente pode dar alta. Os casos de pedido de alta por parte do paciente, que desiste ou quer interromper o tratamento ensejo uma situação em que se confrontam a autonomia da vontade do paciente e a responsabilidade do médico, vinculado pelo Princípio da beneficência.

A alta médica hospitalar, como o próprio termo diz, é prerrogativa do médico.

Quem é responsável pela alta do paciente? Em respeito às diretrizes do Conselho Federal de Medicina, a alta pedido só poderá ser liberada pelo médico. Portanto, os demais profissionais da saúde não poderão conceder a alta, mesmo tendo acompanhado o tratamento do paciente.

adjetivo Referente a altura ou altitude; elevado: morro alto.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Remoção de pacientes legislação
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.672/2003, ficou acordado que toda remoção de paciente deve ser feita com o acompanhamento de responsáveis médicos, treinados para o atendimento emergencial. Também, que os hospitais não devem negar o recebimento do enfermo.

Auto: significado
A palavra auto, grafada com “u”, tem como origem o termo em latim actum, se referindo a um ato público ou registro detalhado. Também pode significar uma representação teatral ou mesmo ser a forma abreviada para automóvel.

Auto é um substantivo que também veio do latim, actus. Veja como o dicionário Aurélio descreve a palavra: “Ato público; solenidade.

Desta forma, a “alta médica” está relacionada à cura do paciente, ou seja, a finalização do tratamento que levou o paciente a ficar internado em ambiente hospitalar. Então o paciente não mais precisará de tratamento médico naquele momento, estando de alta médica.

Altas é o plural de alta. O mesmo que: subidas.

1 automóvel, carro, veículo, viatura.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.