Teve alguma rainha negra?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Nascida em 1744, a Princesa Sophie Charlotte foi a primeira rainha negra da Inglaterra. Filha do Príncipe de Mirow, na Alemanha, e de sua esposa, Elisabeth Albertina de Saxe-Hildburghausen, Charlotte descende diretamente de uma linhagem africana da Casa Real Portuguesa, a partir de Margarita de Castro y Sousa.

O casal real existiu: Jorge Guilherme Frederico e Sofia Carlota de Meclemburgo-Strelitz tiveram o reinado marcados por disputas políticas no parlamento britânico e uma série de conflitos contra a França e os Estados Unidos que, na época, estava se tornando um país independente.

Segundo pesquisa genealógica feita por Mario De Valdes y Cocom, historiador e especialista em diáspora africana, Sophie Charlotte de Mecklenburg-Strelitz (1744-1818) teria descendência direta de Margarita de Castro y Sousa, integrante negra da Casa Real portuguesa.

Monarca reinou na Inglaterra por 57 anos e é considerada por alguns a primeira rainha afrodescendente da nação. Interpretada pelas atrizes India Amarteifio e Golda Rosheuvel no universo Bridgerton, Charlotte é o foco de debates quanto a sua etnia há décadas.

Sua mãe, Margarita de Castro e Sousa, era de um clã negro da Casa Real Portuguesa. Isso significa que Charlotte, além de ser a segunda consorte com mais tempo no trono britânico (57 anos e 70 dias), foi a primeira rainha da Inglaterra descendente de africanos.

Rainha Charlotte

Charlotte deixou um impacto significativo na sociedade britânica e um legado que ecoa até os dias de hoje. Sua presença como a primeira rainha negra da Inglaterra trouxe uma mudança profunda e inspiradora. A Rainha Charlotte foi uma defensora da arte e da cultura, sendo uma grande patrona das artes e das ciências.

A princesa escravizada no Brasil que lutou pela... Aqualtune foi uma princesa africana, filha do rei do Congo. No final do século XVI, sua nação foi invadida por um grupo de mercenários e, apesar de Aqualtune comandar um grupo de cerca de 10 mil homens e mulheres contra os invasores, seu povo foi derrotado.

Antes de se tornar rainha da Inglaterra, Charlotte Sophia de Mecklemburgo-Strelitz era princesa da Alemanha. Mas, apesar do status de nobreza, ela guardava um grande segredo: a sua ascendência africana.

Jorge III do Reino Unido.

Maria I da Inglaterra

Maria I da Inglaterra (1516-1558) foi a primeira rainha da Inglaterra a reinar por direito próprio. Buscando restaurar o catolicismo na Inglaterra, ela perseguiu centenas de protestantes e recebeu o apelido de Maria a Sanguinária.

Alguns historiadores médicos disseram que a instabilidade mental de Jorge III foi causada por um distúrbio físico hereditário chamado porfiria”, diz a página. A porfiria é um nome dado a um conjunto de doenças raras caracterizadas por um defeito na produção de enzimas da hemoglobina chamadas heme.

O que a rainha cheira?: a rainha Charlotte (Golda Rosheuvel) não está sendo nada escandalosa ou transgressora da lei ao dar uma cheiradinha em um pó. Aquilo simplesmente é uma forma de usar tabaco.

No entanto, em entrevista ao Decider, Rosheuvel esclareceu que sua personagem é simplesmente uma grande fã de tabaco, usando rapé, uma forma primitiva de tabaco ingerida pelo nariz. O hábito de rapé da verdadeira rainha Charlotte lhe rendeu o apelido de “Snuffy Charlotte”.

A rainha Charlotte, de nome Sophia Charlotte de Mecklenburg-Strelitz, nasceu em 19 de maio de 1744, no norte da Alemanha e era a filha mais nova do duque Charles Louis Frederick de Mecklenburg-Strelitz e a princesa Elizabeth Albertina de Saxe-Hildburghausen, conforme divulgado nos arquivos reais.

A Rainha Branca é a história de uma plebeia de grande beleza, que ascende à realeza, servindo-se dos seus trunfos e que acaba por casar com o rei Eduardo IV. Embora de origens humildes, mostra estar à altura da sua nova elevada posição social e sendo muito ambiciosa luta tenazmente pelo êxito da família.

Quando George III sucedeu ao trono em 1760, ele tinha apenas 22 anos e ainda não era casado. A princesa Charlotte foi escolhida para se casar com ele e mudou-se da Alemanha para a Inglaterra. Ela tinha 17 anos na época.

Foi uma época difícil para o rei, que admitiu não ter dormido mais do que duas horas por noite durante esse período e claramente estava tendo dificuldades em tomando decisões sobre as nomeações de seus primeiros-ministros e governos", escreve Timothy J. Peters, autor do estudo.

O filho da Rainha Charlotte reinou na Inglaterra de 1820 a 1830, o ano de sua morte. Poucas das filhas da Rainha Charlotte se casaram, já que o Rei George III não desejava ver as herdeiras em relacionamentos conturbados.

O Rei Charles é o tataraneto da Rainha Charlotte.