Tem zero negativo?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
3.9 / 5 6 votos

O zero é um número neutro, ou seja, não é um número nem positivo e nem negativo.

Qualquer número inteiro negativo é menor que zero.

Isso se dá, principalmente, porque o zero não é importante para a contagem — é impossível contar o nada, uma vez que ele não existe. Porém, na atualidade, ele não só é utilizado na matemática como um número de extrema importância, ele também para o sistema usado para escrever números, chamado notação posicional.

Quer participar da conversa? Não seria mais intuitivo dizer que quando multiplicamos um número negativo por outro número negativo na verdade temos que o número negativo tem seu sentido invertido quando multiplicado por outro número negativo, por esse motivo o resultado é um número positivo.

Os números negativos aparecem principalmente nos saldos das contas bancárias quando se gasta mais dinheiro do que se tem, ou seja, fica devendo, por isso a quantia aparece como negativa.

O símbolo Z* é usado para indicar o conjunto de números inteiros, não-nulos: Z* = {..., -5, -4, -3, -2, -1, 1, 2, 3, 4, 5, ...}

Um número negativo é menor que zero.

O maior número inteiro negativo é o –1. O antecessor do número –3 é o –2. O zero é um número positivo. Na representação dos números inteiros na reta numérica, todo número indicado à direita é sempre maior que o da esquerda.

O sucessor de 0 é 1. O sucessor de 1 é 2. O sucessor de 19 é 20. Se um número natural é sucessor de outro, então os dois números juntos são números consecutivos.

Assim como nos números naturais, sucessor é o que vem depois e antecessor é o número que vem antes. Por exemplo, o sucessor de 0 é 1, e o antecessor de 0 é –1.

Zero é o menor dos números naturais e não é sucessivo de nenhum outro número natural. Dois ou mais números que se seguem na sucessão dos números naturais são chamados consecutivos. Ex.: 12 e 13 são números naturais consecutivos.

zero

O zero foi o último número a ser inventado e o seu uso matemático parece ter sido criado pelos babilônios.

O maior deles foi descoberto por um norte-americano e conta com 23.249.425 dígitos. Para ser encurtado, o número recebeu o nome M77232917 e pode ser representado pela equação 277.232.917 – 1.

Um número negativo é, portanto, oposto ao positivo.

Assim, fica demonstrada mais uma regra: ao dividirmos dois números negativos obtemos um número positivo.

1 – Se os sinais forem IGUAIS, o resultado será POSITIVO.

a divisão 0/0 é indeterminada entre os resultados não nulos, como ocorre com a escolha 0/0 = 1; por sua vez, o caminho alternativo 0/0 = 0 nos forçaria a complicar as leis algébricas usuais.

- A sequência dos números naturais é infinita. Portanto, não existe o maior número natural, pois qualquer que seja ele, sempre haverá um sucessor. - Todo número natural, com exceção do zero, tem um antecessor.

a) Pelo conceito de números inteiros, o conjunto dos números inteiros é formados pelos números naturais com os seus respectivos opostos ou simétricos, portanto os elementos do conjunto N. b) O menor número é o ZERO e o maior não se pode determinar, pois o conjunto N é infinito.