Tem zebra no Bioparque?

Perguntado por: hchaves . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Pouquíssimos animais. Não tem girafa, não tem zebra, não tem quase nada...

Não tem chimpanzé, girafa, urso, rinoceronte, hiena... Elefante extremamente magro.

Esperavamos ver a girafa, zebra e o gorila, mas embora haja uma propaganda em torno destes animais, estes não existem no zoo.

Prezando a segurança e a saúde das espécies que estão no BioParque do Rio, não é permitida a entrada de animais no local, exceto cão-guia acompanhado da documentação oficial e assinatura de um termo de consentimento apresentado na bilheteria. Obs: Não é possível acessar a Imersão Tropical e Fazendinha com cão-guia.

O Rio Zoo conta com animais de todo o mundo, e entre os mais populares estão o Elefante, Leão, Girafa, Tigre, Rinocerontes, Aguias, Gorilas e outras espécies de Símios ou "Macacos". Existe uma enorme ala de passáros, que talvez consuma uma tarde toda para visitar tudo com atenção.

Além disso, de acordo com vistoria feita pelo Ibama em janeiro de 2022, não havia ainda lugar adequado para receber as girafas no BioParque do Rio. A presença de ferimentos em algumas das girafas também foi detectada em documento do Ibama, o que reforçaria a inadequação do recinto em que elas estão confinadas.

Depois da reforma que transformou o antigo zoológico em Bioparque do Rio, o leão ganhou um recinto especialmente projetado para recriar de forma mais próxima possível o seu local de origem.

Não é permitida a entrada de alimentos no Bioparque. Há uma lanchonete e um restaurante dentro do espaço. Outras orientações são: não alimentar os animais que vivem nos logradouros, cuidar e preservar os espaços. No Bioparque também não há lixeiras.

Pode levar comida no BioParque? É permitido levar lanches e comer nos locais sinalizados, próprios para isso. Piqueniques não são permitidos, mas existem algumas opções espalhadas pelo parque como: pipoca, sorvete, pão de queijo, salgados e cachorro-quente.

No Bioparque Pantanal, a serpente de grande porte vive em um ambiente preparado para seu bem-estar, no tanque denominado “Banhados Sucuris”. O cenário representa uma área de banhado, típicos das regiões pantaneiras de pouca profundidade.

Em 2000, há 20 anos atrás, pensando em estar mais próximo da natureza, o proprietário, Júlio Moura, técnico em agronomia, apaixonado pela fauna e flora, comprou um terreno em Domingos Martins! Esse terreno tinha apenas uma pequena casa e um lago, tudo que foi criado até hoje, foi pelas mãos dele.

Entre os animais mais velhos que vivem hoje no BioParque temos algumas espécies diferentes como a onça-pintada Gabi, a elefante-asiática Koala, o tigre William, a loba-guará Rubi e os ursos-de-óculos Maia e Baloo.

O casal de hipopótamos é um dos mais admirados pelos visitantes. Bocão e Tim dividem uma piscina de quase 500 mil litros d'água e quase cinco metros de profundidade. No novo recinto Savana, de 13 mil metros quadrados, eles vivem integrados com outras dez espécies de animais do continente africano.

Quanto tempo dura a visitação BioParque do Rio? É possível percorrer todo o circuito em 1 hora. Para uma visita mais detalhada e com calma, reserve pelo menos 1:30 h. Não há limite de tempo para permanecer no BioParque dentro do horário de funcionamento.

Venha conhecer de perto mais de mil animais de 140 diferentes espécies, descubra esse novo conceito de zoológico!

A estrutura do parque permite observar de perto cervos, macacos-prego, macacos-aranha, avestruzes, camelos, lhamas, leões, tigres e outros animais da fauna nativa e exótica. O passeio pode ser realizado em veículos próprios ou por meio de serviço de vans disponível no local.