Tem Xica da Silva no Globoplay?

Perguntado por: vmartins8 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Escrita por Walcyr Carrasco, a novela, exibida na década de 1990 e estrelada por Taís Araújo, deve ganhar um remake em 2025, informou o site Observatório da TV. Porém, a produção deve ser exclusiva para o Globoplay.

De acordo com o site Observatório da TV, a novela 'Xica da Silva' deverá ganhar um remake na TV Globo em 2025. Estrelada por Taís Araujo, em 1996, a obra foi um verdadeiro sucesso de audiência.

Exibida entre 17 de setembro de 1996 e 11 de agosto de 1997, em 231 capítulos, sucedendo Tocaia Grande e antecedendo Mandacaru. Com Taís Araújo, Victor Wagner, Drica Moraes, Carlos Alberto, Carla Cabral, Murilo Rosa, Adriane Galisteu e Zezé Motta nos papéis principais.

A morte de Chica da Silva aconteceu em 15 de fevereiro de 1796 e os historiadores não sabem quais foram as causas. Chica foi enterrada na tumba número 16 na Igreja de São Francisco de Assis, local que era reservado somente para pessoas brancas e ricas.

No ar entre setembro de 1996 e agosto de 1997, a produção teve Taís Araújo como a primeira negra a protagonizar uma novela na TV brasileira.

Zezé Motta interpretou a protagonista de Xica da Silva. Na segunda metade do século XVIII, o contratador João Fernandes de Oliveira chega sozinho às proximidades do Arraial do Tijuco, em Minas Gerais.

Taís Araújo

A personagem Xica da Silva foi a primeira protagonista de Taís Araújo, em 1996. A novela foi um remake da 1976, e a personagem foi anteriormente interpretada por Zezé Motta nos cinemas. Apesar de ter sido um sucesso na época, a atriz falou que os bastidores da produção foram traumatizantes.

Chica da Silva foi uma mulher que procurou integrar-se socialmente à elite mineira das formas convencionais. Teve casas e escravos (e só alforriou um em toda a sua vida). Cuidou de seus filhos e procurou dar-lhes a melhor educação possível, tentando integrar-se aos círculos católicos de Minas Gerais.

Xica da Silva se tornou uma novela perdida? A novela foi produzida e exibida pela extinta Rede Manchete. Ela foi reprisada em 2005 pelo SBT em horário nobre, quando foi vendida pela empresa Bloch Som e Imagem - a quem a obra pertence originalmente. No exterior, a distribuidora Vip2000 detém seus direitos.

Atriz era menor de idade e programas faziam contagem regressiva para que ela completasse 18 anos e tivesse cenas mais explícitas. Taís Araujo relembrou o momento de sua carreira em que ela deu vida à personagem Xica da Silva (1996-1997), na extinta TV Manchete.

Palácio Pombal

Várias cenas foram gravadas em Minas Gerais , mostrando a natureza de rara beleza da região da Chapada Diamantina. A novela também teve locações em Portugal - cenas dos últimos capítulos foram gravados no Palácio Pombal. O papel da mãe da Xica da novela foi feito por Zezé Motta, atriz que protagonizou o filme homônimo.

Na novela exibida em 1996 na TV Manchete, Adriane interpretava a personagem Clara, irmã de Xica, vivida pela protagonista Tais Araújo. Sua personagem que, a princípio, participaria de apenas nove capítulos, morreu e ressuscitou três vezes na trama.

  • Simão Pires Sardinha
  • José Agostinho Fernandes da Silva de Oliveira
  • Helena da Silva de Oliveira
  • João Fernandes da Silva de Oliveira
  • Antonio Caetano da Silva de Oliveira
  • Rita da Silva de Oliveira

Tereza de Benguela: a escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e índios.

Filha de Maria da Costa com Antônio Caetano de Sá, Chica nasceu entre os anos de 1731 e 1735 -não há registro de data certeira- e morreu em 1796. Ficou livre da escravidão por causa do relacionamento com o branco Oliveira, o homem dos diamantes.

Chica da Silva foi uma das grandes personalidades do Brasil no período colonial e foi alvo de muitos estereótipos, principalmente no século XIX. Ela era uma filha de negra escrava e de um português branco que, vendida como escrava, conquistou sua liberdade e tornou-se uma das mulheres mais ricas de toda a colônia.