Tem vulcão aqui no Brasil?

Perguntado por: lporto6 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Em São Gonçalo, o vulcão de Itaúna, em Itaboraí, o vulcão de Tanguá, e o terceiro é o vulcão de Rio Bonito. Há também formações na região das Agulhas Negras no Sul Fluminense. Outro vulcão é o que fica no Morro de São João, próximo à cidade de Casimiro de Abreu na região da Baixada Litorânea.

A situação começou por causa de imagens de uma fumaça que sai do chão no bairro Jardim Porto Seguro, na zona Norte de Ribeirão Preto. No YouTube, vários vídeos levantam teorias sobre “um vulcão que estaria despertando” no Estado de São Paulo.

Embora hoje o Brasil não abrigue nenhum vulcão ativo, o país possui o vulcão mais antigo do mundo já descoberto. Com 1,89 bilhão de anos, o que sobrou deste antigo vulcão está localizado na região amazônica, especificamente entre os rios Tapajós e Jamanxim.

Fim do 'Vulcão do Macuco'
"Foi uma loucura na cidade, na época. Depois de um tempo, ele foi diminuindo as chamas e aí acabou apagando, e sumiu, porque o gás, chega uma hora que ele acaba", afirma o historiador.

A explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia, gerou ondas que atingiram uma altura de 41 metros acima do nível do mar, e destruíram cidades e vilarejos nas proximidades do Estreito de Sound e das ilhas de Java e Sumatra, resultando em um total de 36 417 mortes.

Monte Tambora

O vulcão Monte Tambora está no topo da lista devido ao número de mortes que causou e à devastação climática que provocou não apenas na ilha, mas também nos arredores. De acordo com o Índice de Explosividade Vulcânica do Serviço Geológico dos EUA, o Tambora obteve 7, o penúltimo maior índice da lista.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade.

vulcão de Nova Iguaçu

Embora tenha sido descoberto em 1979 pelos geólogos André Calixto Vieira e Victor de Carvalho Klein, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o vulcão de Nova Iguaçu nunca foi protegido de maneira eficiente. O vulcão mede 1,5 km de diâmetro.

Vulcão Amazonas

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Há no mundo vulcões ativos geograficamente que estão mais próximos do Brasil, como o Vulcão do Fogo, na Guatemala, e o Pico do Fogo, em Cabo Verde. Ainda assim, a erupção de nenhum deles é considerada perigosa para o país latino.

Dentro de um vulcão
Envolta por montanhas, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, esconde a origem curiosa. Está localizada em um planalto de formação vulcânica, que surgiu há pelo menos 80 milhões de anos. As riquezas que a cidade guarda puderam ser conferidas de perto pela equipe do Terra da Gente.

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Vulcões são vistos como uma realidade distante e dissociada no Brasil. No entanto, há milhões de anos, a região Nordeste do país foi marcada por atividades vulcânicas que deixaram traços notáveis na geografia dos estados do Ceará, Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte (RN).

Segundo o professor Breno Waichel, do departamento de Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Morro do Cambirela apenas parece um vulcão. O morro tem quase 1.000 metros de altura e é formado por rochas vulcânicas e foi um vulcão há cerca de 500 milhões de anos.

Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.