Tem vitamina K no leite?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O leite de vaca contém 5 µg a 10 µg por litro (a vitamina fica concentrada na porção lipídica do leite e outros laticínios ricos em gordura). As carnes, menos que 5 µg por 100 g.

Na realidade, vitamina K representa um grupo de nutrientes, formados pelas vitaminas K1 e K2, também chamadas de filoquinonas e menaquinonas respectivamente. A filoquinona é encontrada abundantemente em vegetais, porém também pode ocorrer em níveis baixos em carnes, laticínios e ovos.

Alimentos pobres em vitamina K Vegetais: abóbora, aipo, alho, batata inglesa, batata doce, cebola, cenoura, feijão, tomate, aipim.

A vitamina K colabora na prevenção de sangramentos, dos mais simples às hemorragias mais graves e na cicatrização de ferimentos.

abacaxi

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

Os grãos têm baixa caloria e gorduras e fornecem algumas das necessidades diárias de proteínas. O alimento é rico em vitamina K, K1 e K2, além da vitamina A, B6 e C, poderoso antioxidante lipossolúvel que previne o colesterol.

O tomate possui além do licopeno, substâncias benéficas como as fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina K, complexo B, sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio.

O medicamento oral é o que exige maior atenção quanto à alimentação, pois os alimentos ricos em vitamina K (espinafre, couve, alface, repolho, brócolis, couve-flor, trigo e aveia, banana, abacate, kiwi, leite, laticínios, ovos, soja, óleo de oliva, salsa, nabo e fígado) podem reduzir a ação do anticoagulante.

Benefícios da Vitamina K Na Coagulação do Sangue: A Vitamina K é uma parte essencial do ácido glutâmico, um aminoácido que faz com que o evento químico chamado carboxilação. Este evento química permite que o sangue de uma ferida aberta pare, e coagule, com isso evitando um excesso de sangramento.

O excesso de vitamina K pode hiperestimular a coagulação sanguínea e aumentar o risco de trombose. Esse mesmo efeito coagulador em excesso pode prejudicar o uso de alguns medicamentos, especialmente aqueles para controlar diabetes ou problemas cardíacos.

Mas o ideal é que seja consumida sempre a mesma quantidade, a fim de manter níveis seguros. Mesmo após a trombose ter sido superada, o nutricionista precisa continuar orientando o plano alimentar do paciente. Nessa etapa, a ingestão de oleaginosas, azeite de oliva, peixes e laticínios é prioridade na dieta.

Mas segue uma pequena lista de frutas pobres em vitamina k se consumidas in natura, banana, groselha, framboesa, cereja, tâmaras, figos, goiabas, limões e limas, mirtilos e amoras.

Dito isso, há uma lista de alimentos que apresentam propriedades anticoagulantes, como:

  • gengibre;
  • pimenta caiena;
  • cúrcuma ou açafrão da terra;
  • alho.

Resumo. O uso de medicamentos anticoagulantes que contém varfarina requer uma série de cuidados com a alimentação e com o uso concomitante com outros medicamentos e o álcool. Os alimentos ricos em vitamina K devem ter sua ingestão controlada para facilitar o ajuste da dose da medicação.

No mundo todo, a deficiência de vitamina K pode causar morbidade e mortalidade infantil. A deficiência de vitamina K provoca a doença hemorrágica do recém-nascido Perda de sangue , que costuma ocorrer 1 a 7 dias depois do parto. Em recém-nascidos afetados, traumas ao nascer podem causar hemorragia intracraniana.