Tem vírgula entre Nem e nem?
A conjunção “nem” expressa adição nas frases, por isso não é adequado o uso da vírgula antes desse conectivo que também pode apresentar, em alguns casos, valor negativo. Exemplo: Ele não queria trabalhar nem estudar.
Quando usar vírgula nas conjunções?
A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes:
- a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes;
- a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.
Como tem vírgula?
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
Como substituir a conjunção nem?
seja, nem… nem. Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção).
Tem vírgula depois de bem como?
O termo “bem como” é uma locução conjuntiva e, dentro de uma frase, pode ou não ser seguido por vírgula.
Tem vírgula depois de pois?
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.
Tem vírgula antes de onde?
Uso obrigatório da vírgula antes de ou
A vírgula antes da conjunção ou apenas é obrigatória se a conjunção fizer parte ou vier depois de uma expressão ou oração intercalada: Você vai aceitar isso, de forma calma e controlada, ou você vai continuar brigando?
Tem vírgula depois de eu te amo?
Resposta verificada por especialistas
Caso fossemos dizer (nome da pessoa) para depois dizer eu te amo, a frase começaria com o nome, logo apos teríamos uma virgula seguida do eu te amo. Como por exemplo : Barbara, eu te amo.
Quando não se usa a vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Tem vírgula entre visto que?
Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.). Vejamos alguns exemplos: Não veremos a Juliana hoje, pois ela foi embora.
Tem vírgula antes de por isso?
- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”
Tem vírgula entre Tanto é quanto?
Afinal, “tanto quanto” tem vírgula? A resposta é um retumbante NÃO! Não devemos usar vírgula entre os sintagmas da conjunção!
Qual conjunção de Nem?
Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.
Como classificar a conjunção nem?
A conjunção nem é inequivocamente uma conjunção coordenativa copulativa, porque exprime uma ideia de adição, e não de alternativa. A frase «nem estudo, nem trabalho» significa: «não estudo e também não trabalho». Trata-se da negação da conjunção copulativa e.
Qual a função da conjunção nem?
Conjunções coordenativas aditivas estabelecem relação de adição (positiva ou negativa). As principais conjunções coordenativas aditivas são “e”, “nem” e “também”.
Como usar a vírgula exemplos?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Tem vírgula depois de para?
Para, neste caso, fica muito bem entre vírgulas; a primeira porque anuncia uma oração infinitiva final, e a segunda por introduzir um complemento de tempo, intercalado, portanto entre vírgulas. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
Tem vírgula antes de logo?
Palavras repetidas
Na língua portuguesa, a vírgula deve ser utilizada para separar elementos repetidos em um enunciado. Vejamos alguns exemplos: Video Player is loading. Logo, logo, vou chegar à cidade onde nasci.
Tem vírgula depois de em breve?
O emprego de vírgula após “Em breve” (l. 16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.