Tem vírgula depois do visto que?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.).

A expressão visto que é, como o consulente igualmente refere, considerada como locução conjuncional causal, por vezes com sentido explicativo. A relação que se estabelece entre a subordinante e a subordinada causal é de grande contiguidade pelo que será de evitar o uso de ponto e vírgula.

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Em resumo: devem vir sempre entre vírgulas quaisquer encaixes entre SUJEITO e VERBO ou entre VERBO e COMPLEMENTOS, sejam adjuntos ou orações adverbiais, sejam expressões ou orações explicativas. Com isso podemos evitar grande parte dos erros no emprego de vírgula.

1 uma vez que, dado que, já que, como, em virtude de, em razão de, devido a, graças a, por causa de, em função de, sendo que. Exemplo: Visto que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.

Pode ser substituída por “uma vez que”, “visto que”, “já que”, “tendo em vista que”, “dado que”, “porque”.

A seguir, as conjunções que devem ser antecedidas pela vírgula:

  1. adversativas. mas. porém. todavia. contudo. no entanto. entretanto.
  2. conclusivas. logo. portanto. pois. por conseguinte.

A vírgula isola os advérbios sim e não quando iniciam uma frase que serve de resposta a uma frase anterior.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio.

O certo é: vá, brasil! A frase está no imperativo! Brasil, neste caso, é vocativo, não sujeito. A vírgula deveria começar na educação pública com o dinheiro dos impostos que não vemos na educação.

  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

A conjunção “nem” expressa adição nas frases, por isso não é adequado o uso da vírgula antes desse conectivo que também pode apresentar, em alguns casos, valor negativo. Exemplo: Ele não queria trabalhar nem estudar.

Segundo as regras de pontuação, quando o advérbio for graficamente curto, este poderá surgir sem ou entre vírgulas. Então é um advérbio curto, de apenas duas silabas, assim pode surgir sem ou entre vírgulas: Namorava-se, então, no portão de casa. Foi, então, que perceberam o engano.

prep. 1. por causa de, dado que: Visto isso não quero saber de nada.

A palavra “porque” é uma conjunção causal ou explicativa, portanto, pode ser substituída por “uma vez que”, “visto que”, “já que” ou “pois”.

1. Pelo visto. É uma forma de expressar consequência, o mesmo que dizer algo como "dado que". É, pelo visto você não leu o passo a passo de como acrescentar uma palavra ao Dicionário.

“Nos dias atuais” ou “Hoje em dia” também podem ser citados como termos e expressões que você não deve usar na redação. Isso porque são expressões muito comuns. Por isso, se você deseja demonstrar um diferencial no seu texto, evite-as.