Tem vírgula depois do bom dia?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor).

Nas formas desejosas, de um dia literalmente bom, não há uso de hífen. “Fulano passa, diz e escreve: – Bom dia!

Bom dia, João.

A expressão “bom dia”, escrita sem hífen, refere-se à saudação. A mesma regra se aplica a “boa tarde” e “boa noite”. Vejamos alguns exemplos: Bom dia, meu amigo!

«Bom dia, Maria.», «Bom dia, Maria!» e «Bom dia! Maria!» correspondem a diferentes realizações fonéticas. «Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo.

Olá é uma interjeição que serve para chamar ou saudar e também indica espanto. Uma das funções da vírgula é isolar o vocativo, por isso deve haver uma vírgula entre olá e o vocativo, logo, a primeira frase é a que está correcta.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano.

Desejo que o seu dia seja especial e que a felicidade esteja ao alcance de um abraço ou um sorriso! Tenha um belo dia! O melhor momento da minha manhã é abrir os olhos e lembrar que você existe! Bom dia, coisa linda!

Nas formas desejosas, de um dia literalmente bom, não há uso de hífen. “Fulano passa, diz e escreve: - Bom dia!

Escrita adequada: "Bom dia, professora". Explicação: O vocativo é o termo da oração que indica a quem se dirige a mensagem. Ele sempre aparece isolado por vírgula, não se conectando a nenhum outro termo da oração.

Que a sua manhã seja tão especial quanto você! Desejando um bom dia especial para todos os meus “seguimores”! Que a manhã de todos vocês seja muito abençoada. Desejo que Deus continue iluminando a sua vida e o seu coração neste novo dia que se inicia para nós.

Bom dia é a forma mais disfarçada de falar "acordei pensando em você". Espero que seu dia seja maravilhoso como você é. Bom dia! Bom dia para a melhor parte do meu dia!

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor!

Afinal, quando devo escrever “Bom dia”, sem hífen? Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”.

Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção. No entanto, se, após a conjunção, tivermos de introduzir uma expressão entre vírgulas, naturalmente que vai aparecer uma. Exemplo: «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, sabes disso, o seu conteúdo.»

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.