Tem vírgula depois do Boa tarde?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!

Usamos as seguintes saudações: Bom dia, pela manhã, antes do meio-dia; Boa tarde, após o meio-dia e antes das 18h; Boa noite, após às 18h e antes da meia-noite.

Olá é uma interjeição que serve para chamar ou saudar e também indica espanto. Uma das funções da vírgula é isolar o vocativo, por isso deve haver uma vírgula entre olá e o vocativo, logo, a primeira frase é a que está correcta. A interjeição de chamamento ó é um caso especial, pois ela faz parte do vocativo.

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!

Escreva as saudações com hífen: 'Bom-dia!, 'Boa-tarde! ' e 'Boa-noite! '. Se não for saudação, escreva sem hífen."

Bom dia, João.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”. Acompanhe exemplos: Bom dia, Joana!

Que a sua tarde seja radiante e repleta de bons sentimentos! Se sua manhã foi amarga, coma seu doce preferido de sobremesa durante o almoço e sua tarde será linda, como você! Nesta tarde, desejo que o amor se faça presente em sua vida! Aproveite o sol e floresça nesta tarde!

Feliz aniversário, meu amor! Mas, pior do que isso, sem a vírgula do vocativo, o significado da frase pode ser alterado completamente. Veja estas frases: Você viu minha amiga Joana?

A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

2 — Uso da vírgula para separar modo, lugar e tempo
Veja alguns exemplos de adjunto adverbiais. Tempo: Amanhã, hoje, à noite. Modo: De modo geral, felizmente, tranquilamente. Lugar: Aqui, lá fora, naquela praça.

8 dicas para usar vírgula e não errar mais

  1. 1 – Para criar pausas no texto. ...
  2. 2 – Para separar duas frases. ...
  3. 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. ...
  4. 4 – Para criar listas. ...
  5. 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. ...
  6. 6 – Para adicionar um vocativo. ...
  7. 7 – Para evitar redundância na frase. ...
  8. 8 – Para dar consequência à ação da frase.

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém. Por tal razão, sua existência exige o uso da vírgula, já que seu isolamento é necessário.