Tem vírgula depois de qualquer dúvida?

Perguntado por: bzagalo4 . Última atualização: 26 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Já com a vírgula: “Qualquer dúvida, estamos à disposição”, é muito mais natural, correspondendo a uma correta pronúncia. Portanto, neste caso, há vírgula após a palavra “dúvida”.

Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio.

A "Vírgula" não é utilizada nos seguintes casos: Entre o sujeito e o verbo da oração, quando juntos: Atletas de várias nacionalidades participarão da grande maratona.

A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

Quando tivermos um termo intercalado antes de “para”, devemos utilizar a vírgula: Larissa viajou, apressadamente, para a Espanha.

A vírgula será empregada para separar orações subordinadas de orações principais, no entanto, somente alguns tipos de orações subordinadas Page 3 terão vírgula, como as substantivas apositivas, as adjetivas explicativas e as adverbiais. São separadas da oração principal não só por vírgulas, mas também por dois pontos.

4) O “e” entre vírgulas: o “e” vai aparecer entre vírgulas quando houver duas orações com sujeitos diferentes e uma oração intercalada. O mundo parecia dolorosamente complicado para Sally, e, pelo que se podia observar, sua irmã Victoria vivia em outro planeta.

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”

A vírgula, então, é aplicada uma única vez antes ou depois de alguma palavra ou expressão. Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Caso tenha percebido que faltava a vírgula entre “Oi” e “querida”, você acertou. Forma correta: Oi, querida. Tudo bem? A falta da vírgula do vocativo é um dos erros de português mais comuns.

A vírgula separa orações subordinadas adverbiais, que introduzem uma circunstância, quando aparecem antes da oração principal. A vírgula separa também orações reduzidas do gerúndio, particípio e infinitivo, quando equivalem a orações adverbiais.

[GRAM-M1-O2-Q1] Indique qual NÃO é uma das funções da vírgula. Resposta Selecionada: Respostas: Separar termos enumerativos.

A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) - O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.

Na hora de escrever uma mensagem para outra pessoa, muitas pessoas se esquecem e não inserem a vírgula depois do vocativo. Ou seja, acabam cometendo o erro a seguir. Forma incorreta: Oi Maria!

A palavra “amanhã” é um adjunto adverbial de tempo na frase, por exemplo. A posição padrão do adjunto adverbial é ao final da frase. Nesses casos, o uso da vírgula é facultativo.

O emprego de vírgula após “Em breve” (l. 16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional. Parabéns! Você acertou!

Constata-se que nos exemplos acima, as expressões “sim” e “não” introduzem uma informação contrária ao que foi dito anteriormente. Por isso, o sinal gráfico deve ser empregado antes do advérbio, não sendo necessário isolar as vírgulas.

OBS: Não é necessário usar vírgula depois do "mas" quando ele aparece de forma direta, ou seja, entre orações. A conjunção "mas" nunca vem entre vírgulas, em nenhum contexto.

Usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” acrescenta ao antecedente a que se refere uma informação acessória, dispensável ao sentido essencial da frase. No caso 1, a vírgula indica que eu tenho uma única blusa vermelha, e estou acrescentando a informação de que ela está no varal.