Tem vírgula depois de portanto?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.

O “portanto” deve sempre ter uma vírgula logo em seguida. Isso porque há uma pausa natural quando ele é colocado entre duas frases. Sem a vírgula, a leitura do texto pode ficar corrida. Por exemplo: “Eu amo estar na natureza.

Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração. Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”.

Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.

Conjunções coordenativas conclusivas estabelecem relação de conclusão. As principais conjunções coordenativas conclusivas são “portanto”, “então”, “assim”, “logo”.

1 por conseguinte, logo, consequentemente, por isso, assim sendo, por consequência, em vista disso, à vista disso, sendo assim, desse modo, dessa forma, dessa maneira, isto posto, destarte, dessarte, por isto, deste modo, desta forma, desta maneira, então, assim, pois. Exemplo: Estou saindo do trabalho.

Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.

Em relação à pontuação, a conjunção conclusiva "PORTANTO" pode ser usada de três formas, dependendo do estilo do escritor:

  1. a) No início da segunda oração do período, depois de vírgula. Este é o caso mais comum. ...
  2. b) No início da segunda oração do período, depois de ponto. Ex: ...
  3. b) No meio da segunda oração, entre vírgulas.

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

O uso da vírgula é facultativo: 1. Quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio e estiver no início ou meio da oração. Ontem, fomos ao cinema ver um filme de comédia.

A "Vírgula" não é utilizada nos seguintes casos: Entre o sujeito e o verbo da oração, quando juntos: Atletas de várias nacionalidades participarão da grande maratona.

No caso apresentado, não se deve fazer uso da vírgula. O constituinte «quanto mais … mais…», inclui, segundo a nomenclatura gramatical brasileira, uma oração subordinada adverbial proporcional1, que se sublinha na frase (1): (1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.»

A palavra portanto é uma conjunção que se usa para ligar frases coordenadas, iniciando uma oração que exprime a consequência da outra expressa anteriormente (ex.: Não tinha nada em casa para comer, portanto teria de ir jantar fora.).

Por tanto é uma palavra utilizada para indicar quantidade ou valor. Exemplo: Fique com o livro por tanto tempo que precisar. Portanto se refere a uma determinada consequência ou conclusão de uma ação. Exemplo: Estou trabalhando muito, portanto mereço descansar.

Escrita desse modo, a palavra é uma conjunção coordenativa conclusiva que significa por consequência, por isso, por conseguinte, dessa forma, dessa maneira, desse modo, assim sendo, à vista disso, isto posto, logo, dessarte, etc. Veja mais alguns exemplos: Você pode ficar com meu caderno por tanto tempo que necessitar.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Ou seja, o termo "destarte" é utilizado para introduzir uma ideia nova, ainda não mencionada, enquanto "dessarte" é utilizado para referir algo que já foi mencionado.