Tem vírgula depois de oi?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Na hora de escrever uma mensagem para outra pessoa, muitas pessoas se esquecem e não inserem a vírgula depois do vocativo. Ou seja, acabam cometendo o erro a seguir. Forma incorreta: Oi Maria!

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor!

A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Trecho correto: Oi, amiga. Tudo bem? Um dos erros de português mais vistos nas redes sociais é a falta da vírgula do vocativo. Vocativo é aquele elemento (palavra ou locução) com que nos dirigimos ao ouvinte ou ao leitor chamando-o.

Se procura uma forma mais formal de cumprimentar as pessoas em português, pode dizer “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”.

interjeição [Brasil] Saudação usada para cumprimentar alguém, para chamar a atenção de outra pessoa ou para responder a uma solicitação ou chamado: oi, professor, o que você disse? -- Oi, tudo bem? Saiu correndo e nem disse oi. Maria, estou te chamando!

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

Feliz aniversário, meu amor! Mas, pior do que isso, sem a vírgula do vocativo, o significado da frase pode ser alterado completamente. Veja estas frases: Você viu minha amiga Joana?

O nomes próprios de pessoas escritos numa frase podem ou não ser separados por vírgulas. E aí a vírgula pode contribuir para aclarar uma situação, dar uma informação correta. É o caso, por exemplo, de filhos ou funcionários envolvidos numa questão jurídica.

  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

hey guys {interj.}

Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido! É importante atentar para a colocação apropriada do vocativo, porquanto o termo é utilizado nas comunicações oficiais, e-mails institucionais e até mesmo nas peças jurídicas.

Uma ótima maneira de responder a um "Oi, tudo bem?" neste caso é dizer: "Aprendi recentemente" e então você pode compartilhar sua história. Esta abordagem é muito poderosa, porque você muda sua mentalidade de "Por que isto está acontecendo comigo?" para "O que será que eu poderia aprender com isto".

hello, how are you? [coloq.] [ex.] oi, tudo bem? (também: olá, tudo bem?, oi, como vai?, como estás?)

“O que você quer dizer com isso?” “Você é muito legal, mas não estou interessada.” “Eu estou bem desconfortável com esse comentário.”
...
Inclua a palavra “obrigado” em uma resposta curta e simpática.

  1. “Ai, obrigada! ...
  2. “Obrigado! ...
  3. “Obrigado, isso significa muito para mim.”
  4. “Ai, obrigada. ...
  5. “Isto é muita gentileza da sua parte!

1. Usada para cumprimentar, como olá.

Já "oi" em português é uma saudação, um termo que usamos para cumprimentar outra pessoa.