Tem vírgula depois de infelizmente?
Não há obrigatoriedade de colocá-los entre vírgulas; mesmo no início, ou no fim da frase. Entretanto, você pode usá-los entre vírgulas se quiser realçar, dar ênfase ao que ele expressa: Infelizmente o juiz viu o pênalti.
Como saber onde colocar a vírgula?
A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.
Como saber se as vírgulas estão certas?
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
Tem vírgula depois de adjetivo?
2. Orações Subordinadas Adjetivas (que possuem valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivalem): A restritiva (fala de alguns) NUNCA tem vírgula. A explicativa (fala de todos) SEMPRE tem vírgula.
Tem vírgula depois de enfim?
A vírgula isola expressões intercaladas na oração, como: por exemplo, contudo, todavia, além disso, logo e enfim, entre outras, usadas para expressar oposição, explicação, conclusão.
Tem vírgula depois de obviamente?
A vírgula e as orações adversativas
São introduzidas por conjunções adversativas – as quais, obviamente, expressam sentido de adversidade, de contrariedade ou de oposição entre um argumento e outro. Algumas delas são: mas, porém, todavia, contudo, entretanto e no entanto.
Pode usar vírgula depois de conjunção?
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.
Estou bem graças a Deus tem vírgula?
Se a frase fosse "Estou me formando graças a Deus", passaria a ideia de que Deus interviu diretamente para que a pessoa se formasse. Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.
Quando não usar vírgula antes do que?
Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.
Quando não usar vírgula antes do e?
Vale lembrar que o “e” geralmente nãodeve ser precedido de vírgula quando conecta duas orações com o mesmo sujeito ou quando conclui uma enumeração, dentro de uma mesma oração. “Sílvia chegou ao cartório e logo foi atendida.” “Sara tem aptidão para aprender idiomas. Sabe falar espanhol, japonês, russo e alemão.”
Tem vírgula depois de então no início da frase?
Se a conjunção então estiver deslocada, fora de sua ordem natural na frase, ela deverá ficar entre vírgulas: Grande parte fizemos juntos, vamos, então, continuar assim. Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados: Naquela época – Namoravase então no portão de casa.
Que pode ficar entre vírgulas?
Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.
Tem vírgula depois de informo que?
Não há vírgula depois de “informamos” porque não se separa verbo de complemento de verbo, assim como não se separa pai de filho.
Tem vírgula depois de ontem?
A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) - O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.
Como fazer uma frase com vírgula?
Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.