Tem vírgula depois de exclamação?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

É correto usar a vírgula após ponto de exclamação? Em geral, não devemos utilizar a vírgula após o ponto de exclamação. Contudo, quando esse sinal de pontuação tiver valor expressivo, para indicar a entonação de uma expressão, é possível o uso da vírgula.

Não se pode utilizar a vírgula após um ponto de exclamação ou de interrogação.

As interjeições por si só expressam as sensações do emissor, por isso que dispensam orações mais elaboradas e são conceituada pela gramática como “verdadeiras orações”. E como tal , sempre são finalizadas com o ponto de exclamação. Veja exemplos de orações abaixo: Exemplo 11: Ufa!

O ponto de exclamação [!]
Em frases exclamativas, expressando sentimentos diversos, como admiração, desejo, alegria, espanto, raiva, entre outros. Que belo dia de sol! Quem me dera ficar em primeiro lugar!

Não existe nenhuma restrição quanto ao emprego da conjunção coordenativa e precedida de ponto-e-vírgula.

As frases exclamativas são empregadas quando o emissor quer manifestar emoção. São sinalizadas com ponto de exclamação: Puxa! Que sorvete gostoso!

ª frase — «Ah, que vida boa!» — é aceite pelos gramáticos. De qualquer modo, ao usar-se a vírgula após a interjeição esbate-se a força enunciativa que um sentimento forte exterioriza. Nesta frase, é a satisfação (e não a euforia) que predomina, uma satisfação fruto do equilíbrio e do bem-estar.

Ponto de exclamação (!)
é um sinal de pontuação usado para indicar algum tipo de sentimento, expressando diversos estados emocionais, como alegria, tristeza, medo, admiração ou surpresa. Uau!!! Não pare agora...

Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa. Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta. Ponto e vírgula (;): pausa moderada na leitura.

Usa-se vírgula para separar termos coordenados de qualquer natureza: símbolos, palavras, orações, etc. Nesses casos, diz-se que a vírgula é utilizada para isolar uma enumeração: Maria foi à feira comprar feijão, laranja, carne e verduras. O mar, as estrelas, a lua e o sol sempre despertaram a criatividade dos poetas.

Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.

Ele é usado no final de frases exclamativas, que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros. Exemplos: Ganhamos!